A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo -, acaba de lançar nas redes sociais, o segundo episódio da websérie “Bom Te Ver Bem!” que mostra histórias reais de pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. O vídeo que vai ao ar nesta terça-feira descreve a ação do bem de Ana Paula Marques de Araújo, moradora do bairro São Miguel Paulista, na cidade de São Paulo, com a distribuição de marmitas para moradores de rua por meio de seu coletivo Noites de Maná.
A história de Ana Paula começa no momento em que ficou sensibilizada ao ver crianças nas proximidades do Viaduto Bresser (Zona Leste de São Paulo – SP) revirando lixo para procurar comida. Incomodada com a cena que viu, Ana Paula, que é mãe de cinco filhos, decidiu comprar ingredientes, preparar e distribuir marmitas para moradores de rua. Com o tempo, bancar a distribuição de cerca de 80 marmitas com recursos próprios, realizada sempre às quartas-feiras, começou a pesar no orçamento familiar. Foi daí que decidiu pedir ajuda no Facebook e criar a páginaNoites de Maná, expressão religiosa que quer dizer pão caído do céu. Também recebeu dicas de uma tia que dá aula no SASF – Serviço de Assistencia Social à Família sobre reaproveitamento de alimentos, para fazer com que as marmitas rendessem mais e alimentassem as pessoas com mais eficiência.
Hoje, quase um ano depois, ela conseguiu agregar uma rede de voluntários e pessoas que doam alimentos, roupas etc. Agora, em todas as quartas-feiras do mês, o Noites de Maná prepara e leva, com a ajuda da família e de voluntários, mais de duzentas marmitas para um grupo de moradores de rua. Além de minimizar a fome das pessoas em situação de rua, o Noites de Maná já acumula resultados impressionantes. Como no caso em que duas pessoas conseguiram emprego e saíram das ruas após receber a doação de roupas entregues junto com a marmita. “Às vezes, é só um empurrãozinho que a pessoa precisa, para dar um ânimo e ter fé na vida. Porque, ali, tem muita gente que não crê mais em nada, sabe?”, comenta Ana Paula.