×

Você sabe o que é Resseguro e qual a sua importância para as seguradoras?

Ao assumir riscos, as seguradoras buscam garantias para honrar seus compromissos em caso de perdas. Por isso, elas repassam às resseguradoras parte da responsabilidade e dos prêmios. Existem inúmeras vantagens nessa pulverização, como o aumento da capacidade de absorção de riscos, a manutenção da saúde financeira das seguradoras, a proteção para catástrofes, a transferência de conhecimento no setor, entre outras.

O resseguro é, portanto, uma atividade que traz segurança para todas as partes envolvidas e tem papel fundamental na viabilização de grandes projetos, contribuindo de maneira imprescindível para o desenvolvimento econômico. ?

Esse foi o assunto do tradicional almoço promovido pela CVG-SP nesta quarta-feira (17) em São Paulo. O convidado especial e palestrante da ocasião foi Paulo Botti, presidente da recém-criada AN-Re – Associação Nacional das Resseguradoras Locais, que é composta pelas empresas Austral Re, BTG Pactual, IRB Brasil e Terra Brasis.

Botti ressalta a importância do resseguro no mundo e no Brasil e explica que a inserção desse novo mercado só aconteceu em 2008, quando deixou de ser um monopólio e passou a ter como objetivo principal, incentivar a criação de cada vez mais empresas de resseguro no país e mesmo assim, manter a necessidade de um mercado internacional. “60 milhões é um capital mínimo para resseguradoras locais e, obrigatoriamente, 40% de toda a oferta de resseguro tem que ser feita preferencialmente para o mercado local e 50% do prêmio tem que ser retido”, explica Botti. “… em 2016, oito anos depois ainda buscamos estabilização e desenvolvimento para o sucesso do mercado”, completa.

 

Escrito por  Planeta Seguro