A separação entre vida pessoal e profissional também precisa de linhas claras dentro dos aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp. Quem chama atenção para esse cuidado é o advogado Douglas Matos, advogado trabalhista de Silveiro Advogados.
“Basta lembrar de quando surgiram os pagers, ou quando o e-mail se tornou uma ferramenta popular, e depois os próprios celulares. As tecnologias mudaram, mas o entendimento sobre privacidade entre trabalho e residência permanece inalterado”, avalia.
Para ele, os colaboradores devem ter cuidado ao se referir a outros colegas e superiores hierárquicos nas conversas por meio de aplicativos durante a jornada de trabalho. Regra similar também vale para a empresa: a exigência de tarefas após o expediente pode se caracterizar como ampliação da jornada de trabalho, dependendo de cada situação.
Matos prossegue avaliando que “nas redes sociais, podemos dizer que todos somos clientes e vendedores. Representamos muito mais do que nome e sobrenome. A imagem de muitas pessoas estão ligadas diretamente aos locais onde exercem suas atividades. Contudo, muitas vezes essa noção é esquecida devido à informalidade das redes sociais e da rotina. Essas ferramentas digitais podem ser aliadas valiosas, ou elementos negativos para o usuário e para a empresa”.
As empresas, por outro lado, devem instituir políticas claras sobre o uso de aplicativos com acesso à internet, bem como orientações aos empregados e fiscalização da correta utilização de tais ferramentas. “Na hora de publicar algo nas redes sociais, a regra é clara aos colaboradores: tenha bom senso e, em caso de dúvida, questione-se sobre a necessidade real de tornar público aquilo que se tem em mente”.
Sobre Silveiro Advogados
A história de Silveiro Advogados começou em 1956. Hoje, o escritório de atuação fullservice tem sedes em Porto Alegre e São Paulo. Com destacada experiência nas mais diversas áreas do Direito Empresarial, mantém parcerias que lhe garantem atuação globalizada e capacidade de atendimento a qualquer necessidade do cliente e em qualquer cenário jurídico e econômico, sempre com foco em soluções personalizadas, perenes e com melhor custo/benefício ao cliente.