×

VI Fórum Manaus Seguros trouxe temas pertinentes para o mercado

forum-manaus

Seguradoras e corretores puderam debater e trocar ideias durante o evento, que já se tornou tradicional para setor.

No mundo dos negócios momentos de crise são tempos de mudanças de oportunidades, tempos em que novos setores produtivos crescerão. O mercado securitário está em busca de novidades, de qualificação, de novas tecnologias e novas oportunidades para desenvolver o segmento diante do cenário econômico instável do país.

Com essas expectativas dirigentes e representantes de instituições do setor de seguros participaram do VI Fórum Manaus Seguros.  Para Ruberval Quirino, da Quirino Corretora, o evento foi uma oportunidade ímpar para os corretores locais. “Uma forma de aperfeiçoar o conhecimento com as novidades apresentadas”.

Um evento de primordial importância para reciclagem, para trazer network, atualização e melhorias para o mercado. “E esse tema é muito oportuno diante do nosso cenário econômico, que é delicado”, afirmou Vera Lubiana, gerente da filial Manaus da Sul América Seguros.

Para Raul Vignoli, do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Norte e Nordeste (Sindsegnne).  Este é o maior evento da região Norte é uma excelente oportunidade para troca de experiências, de ideias e observar as novidades no mercado. “Vem de encontro ao propósito do Sindsegnne de difundir a cultura do seguro”.

Tiago Ribeiro, gerente comercial da Icatu Seguros, parabenizou o sindicato local pela execução do evento, com um tema propício para o momento em que estamos vivendo. “Hoje vivemos uma realidade onde há a necessidade de inovar, se reinventar é o caminho a ser seguido”, disse. A gestora da Unidade Manaus da Icatu, Fabiana Cavalcanti Santana, falou que o momento é importante para buscar aperfeiçoamento. “Estamos em busca de aperfeiçoamento, de inovação em produtos de mercado, em sistema, em atendimento às necessidades dos clientes e dos corretores buscando trazer para eles produtos novos, produtos que tenham a cara do corretor e da seguradora”.

Retomando parcerias e conhecendo novas praças

Algumas ações são necessárias para que haja desenvolvimento e a retomada de parcerias é uma ferramenta fundamental para que isso ocorra. Nesse fundamento Gabriela Costa Machado, superintendente regional N/NE da Zurich Seguros, falou sobre a volta da participação da instituição no Fórum. Por ser uma oportunidade de estar junto do mercado ouvindo as perspectivas do Norte.

“É uma praça onde temos interesse de evoluir. Acreditamos que as coisas aqui têm acontecido de uma forma parceira. O mercado do Norte e do Nordeste é muito acolhedor e esses eventos agregam não apenas o conhecimento técnico, mas o relacionamento. Por isso trouxemos nossa diretora nacional”.

Já a diretora executiva do Plano de Amparo Social Imediato (PASI), Fabiana Marrocos explicou que é a primeira vez que o grupo participa de um evento de corretores na região norte. “Participamos recentemente do Congresso de Corretores do Nordeste e agora na sequencia o Fórum de Manaus, e posso dizer que está sendo uma ótima experiência”. A atuação do PASI na região Norte sempre foi tímida, mas, segundo ela, esse papel vai mudar.

“Agora temos uma pessoa que vai fazer o atendimento Norte/Nordeste, e esse evento é uma excelente oportunidade para estarmos presentes com os corretores, observar como o mercado está se comportando e o que podemos agregar, esperamos voltar mais vezes, pois acredito que iremos consolidar nossos serviços aqui em Manaus”, definiu.

A gerente comercial das regiões Norte e Nordeste da MetLife, Durvalice Fontana, salientou que o mercado securitário é diferenciado. “Trabalho no Norte e Nordeste, regiões promissoras, que ofertam muito mais negócios que o Sul e o Sudeste, onde o mercado é extremamente explorado e que você, hoje, não tem muito para onde caminhar”.

Atualização necessária

Para o gerente da Filial Manaus da Mitsiu Sumitomo Seguros, Cristovam Ferreira o momento foi congregar o mercado como um todo. “Nos orgulhamos de ter um evento dessa magnitude aqui na região”.

Todos os participantes concordaram que eventos como o Fórum são de suma importância para a atualização dos profissionais. “Temos que estar sempre atualizados para atender o mercado”, disse Roseti Pontes, gerente da unidade Manaus da GBOEX Previdência.

Nayara Gonzales, superintendente da sucursal Manaus do Bradesco Seguros, frisou que o Fórum trouxe palestras de importantes tanto para o grupo segurador, quanto para toda a equipe de corretores de seguros do grupo. A coordenadora Norte/Nordeste da Amil, Hyelma Almeida Hyelma parabenizou o sindicato pela bela organização do evento e salientou que o Fórum é importante para o mercado.

Para Regiane de Souza, gerente executiva comercial da Tokio Marine Seguradora, o evento vem sempre acrescentar, e inovar é a excelência de novas ideias. O diretor executivo da Tokio Marine, Valmir Marques, salientou que para a seguradora a oportunidade de encontrar os corretores e trocar ideias é fundamental. “Estar inteirado do que está acontecendo é fundamental e estratégico para atendermos os nossos clientes.  Principalmente no momento de crise, refletir e repensar tudo o que nós estamos fazendo. Inovar em atitudes e procedimentos, e principalmente, capacitar a sua equipe nesse momento de crise é fundamental para encontrar novas formas de encontrar o crescimento”.

Ana Claudia Fidelis, superintendente da Capemisa Seguradora, acrescentou que o Fórum já é tradição para os seguradores. E o gerente da sucursal Manaus da Capemisa, Fábio Ideki, falou da importância do Fórum. “O tema escolhido para essa edição foi bem pertinente e o principal beneficiado é o corretor. Acho que inovar é o caminho para nós profissionais buscarmos uma saída para a crise. Atuamos em um segmento onde dependemos da ação de nossos parceiros para que a cadeia funcione bem”.

Novas ideias, tendências para o mercado segurador

O Fórum vem agregar ao mercado segurador novas ideias e novas tendências para que os corretores e seguradoras se adequem à realidade e com isso possam rentabilizar a carteira e alavancar os negócios. Essa é definição de Felipe Barboza, gerente da sucursal Manaus da  Mafre. “Não poderíamos ficar de fora e apoiar os sindicatos dos corretores deste evento e a nossa proposta vem muito de encontro ao que é proposto aqui”.

Para o diretor territorial Amazônia da Mafre, Tadeu Vieira, o fortalecimento da classe é, sem dúvida, extremamente importante. “Falar de inovação em momento de crise é fundamental, então tem aquela velha máxima que em tempos de crise nós devemos criar. O momento é oportuno para debatermos sobre todos os assuntos apresentados durante o evento”.

O diretor comercial da Mapfre, Sérgio Machado, falou que momento é diferente com muitos desafios. “ É hora de seguradoras e corretores de seguros buscarem um fortalecimento no relacionamento, uma aproximação ainda maior, uma fidelização ainda maior para entender que o mercado de consumo na área de seguros está em processo de transformação. E devemos estar preparados para atender um novo público, um consumidor que está mudando, com outras necessidades de coberturas de seguro. Então acredito que é muito valioso um encontro como esse para debater as expectativas e os caminhos do mercado”.

Carlos Alberto Lacerda, gerente da filial Manaus da Allianz, salientou que é muito importante para instituição ser parceira do SINCOR-AM/RR. Ele explicou que participar de eventos como Fórum é fundamental para as seguradoras. “É importantíssimo para o mercado como um todo, porque as palestras são importantíssimas, o mercado de seguradoras é muito dinâmico, a evolução é muito rápida, então essas palestras agregam muito conhecimento e fomenta realmente o corretor a cada vez mais se capacitar para ele poder acompanhar a evolução do mercado”, frisou.

A superintendente da Mongeral Aegon Manaus, Fabiana Perdiz, acredita que o segmento precisa encontrar alternativas de novos caminhos para o momento de crise. “Os debates e a troca de experiências são valorosos para o nosso crescimento. Todas as seguradoras estão protegendo patrimônios, famílias e sonhos. Então é de extrema importância a gente reservar um dia que seja para falar sobre isso”.

O momento é propício para a abordagem de temas pertinentes ao mercado segurador, a definição é do gerente da filial Manaus da HDI Seguros, Adailson Cordovil.  “Não há nada mais propício para esse momento que a nossa economia atravessa, é isso que precisamos fazer, pensar fora da caixa e trabalhar nosso intuito de inovação e buscar novos caminhos de fazer novos negócios”.