O Banco do Brasil pode ser o destino da superintendente da Susep, Solange Vieira, caso ela deixe o comando da autarquia. Essa possibilidade foi levantada em reportagem divulgada pelo portal da CNN Brasil, segundo o qual, além de Solange Vieira, outros quatro executivos estariam sendo cotados para substituir o atual presidente do banco estatal, Rubem Novaes, que entregou sua carta de renúncia na sexta-feira (24). Dois deles são vice-presidentes do Banco do Brasil: Mauro Ribeiro Neto e Carlos Hamilton. O terceiro é Hélio Magalhães, atual presidente do Conselho de Administração da instituição. Está na disputa também o presidente do Conselho de Administração do BNDES, Marcelo Serfaty.
Solange Vieira reúne atributos que, segundo o analista da CNN, Igor Gadelha, serão considerados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, antes de tomar uma decisão. O principal deles é que ela tem um perfil “mais dinâmico e mais jovem” que o presidente demissionário do Banco do Brasil, estando capacitada para atender as mudanças e inovações do setor financeiro.
Além disso, Solange Vieira tem forte ligação com Paulo Guedes, sendo uma executiva de extrema confiança do ministro da Economia.
Vale lembrar que a atual superintendente da Susep tem longa experiência em instituição financeira estatal, uma vez que é servidora de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O currículo de Solange Vieira inclui ainda uma ação decisiva na reforma da Previdência de Guedes, sendo também a economista responsável pela criação do fator previdenciário, há 20 anos.
Ela também foi secretária de Previdência Complementar e presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac).
Fonte: CQCS