Fenômeno relativamente recente, as redes sociais conquistaram o mundo e seus usuários passaram a se mostrar – intencionalmente ou não – de uma outra forma para a sociedade. O perfil de um usuário de rede social é consultado hoje na hora de um processo de seleção e é preciso ter cuidado com a imagem que a pessoa quer transmitir ao mercado.
“A pergunta que todo mundo deve se fazer é quem eu sou na rede social”, afirma Thais Roque, coach com formação na área de Gestão Estratégica e Recursos Humanos pela FGV e Coaching e Gerenciamento de Negócios pela New York University (NYU). Para ela, é improvável ser uma pessoa nas redes sociais e outra no mundo real. A coerência e a autenticidade são fundamentais para que cada um possa compartilhar de verdade e atrair pessoas que nos aceitem como somos.
Uma das estratégias mais importantes é evitar os conflitos, a discussão. “O que o outro fala não necessariamente é para mim, muitas vezes é um reflexo dele, das suas percepções de mundo. Por isso não temos que entrar em debates pelas redes sociais ou em discussões inflamadas. Ao contrário, num espaço democrático deve valer a mente aberta para as mais variadas linhas de pensamento”, resume Thais.
Outra recomendação importante da especialista em carreiras é a escolha da rede social que mais se adequa ao perfil de cada um. “Eu não preciso estar em todas as redes sociais, acompanhando tudo, curtindo todos os comentários.
Posso analisar e escolher aquela que gosto mais de acompanhar e ali abrir meu espaço, sempre com verdade e coerência com quem você é.” Na visão de Thais não dá para postar “odeio segunda-feira” ou confessar que não vê a hora de se aposentar e tentar parecer animado na reunião de trabalho com o chefe no mesmo dia. “A coerência é a chave do sucesso. Acredito que, a verdade sempre é nosso maior marketing”, acredita Thais.
Para ela, quem está em várias redes sociais, revela muito mais da sua personalidade e de suas crenças do que imagina. “Já sabemos que os recrutadores vêem o candidato na rede social durante o processo de avaliação, mas a questão é maior que isso porque diz respeito à formação de uma imagem da pessoa que vai acompanhá-la em todos os momentos da vida, seja pessoal ou profissional.” Um comentário, um posicionamento pode ter mais de uma leitura quando visto por alguém de fora.
Quem é Thais Roque
Formada em Administração de Empresas, Thais Roque passou oito anos pulando de emprego em emprego em diferentes multinacionais. Infeliz e frustada, buscou um processo de coaching, onde identificou os talentos, dons, habilidades e traçou um propósito de vida: apoiar as pessoas a viverem a vida dos seus sonhos, transformando paixão em profissão. A partir daí foi para Nova York e se graduou em Coaching e Gerenciamento de Negócios pela New York University (NYU), estudou Pensamento Crítico, Tomadas de Decisão de Alto Impacto, Comportamento Organizacional, entre outros temas. Na volta ao Brasil, fez um MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Gestão Estratégica e Econômica de Recursos Humanos. Hoje comanda a Mrs Coach3 e é palestrante motivacional, oferecendo suporte para quem quer reformular a carreira e organizar a vida.
Fonte/Autor por: Egom PR Agency