×

Software promete administrar corretora seguros

Indicadores para administrar melhor sua corretora. Seguindo a máxima da administração “não se gerencia o que não se mede” fica clara a necessidade de se trabalhar com indicadores, mas quais indicadores realmente fazem a diferença especificamente para as corretoras de seguros?

Com base em mais de 20 anos de experiência trabalhando com tecnologia para o mercado de seguros, relatamos abaixo os principais indicadores a serem acompanhados, independente se possui ou não um software de gestão para sua corretora:

Prêmio produzido: Somatória dos prêmios dos seguros fechados

Comissão gerada: Somatória das comissões geradas pelos seguros fechados

Quantidade de vendas: Contagem dos seguros fechados

Comissão média: Resultado da divisão da comissão gerada em um período pelo prêmio do mesmo período

Ticket médio: Resultado da divisão da comissão gerada pela quantidade de vendas

Com estes dados em mãos, você passa a visualizar o real crescimento de sua corretora analisando o valor da “Comissão gerada” já que o indicador de “Prêmio produzido” é mais relevante para a seguradora do que para a corretora. O indicador de “comissão média” vai apontar a sua eficiência nas vendas, sendo bastante comum a corretora estabelecer uma meta de crescimento mensal neste indicador, gerando assim a longo prazo um melhor resultado operacional. O “ticket médio” é muito utilizado no varejo em geral, porém bem pouco analisado na corretagem de seguros, este indicador tem fundamental importância pois mostra o limite de esforço que pode ser aplicado em cada venda, tendo este indicador claro fica mais fácil entender o ponto até onde vale a pena insistir em uma negociação e a partir de quando ela passa a deixar de ter um custo/beneficio interessante.

Com certeza temos dezenas de outros indicadores que podem ser acompanhados, porém deve-se ter o cuidado para não estabelecer um número muito grande de indicadores para evitar que o trabalho de coleta e análise dos dados acabe por inviabilizar a atualização e uso dos mesmos.

A medida que a estrutura da corretora se torna mais complexa, com vendedores, filiais ou co-corretoras, se torna fundamental o uso de um software de gestão, sendo que o mercado brasileiro tem ótimas opções para todos os portes e perfis de corretoras.

Para maiores informações acesse http://www.virtual.inf.br/portal