Bares, restaurante, lanchonetes e outros estabelecimentos deste segmento agora contam com o Guia de Proteção e Prevenção de Riscos desenvolvido pela SulAmérica. A cartilha traz dicas de segurança para evitar incêndios nesses estabelecimentos, como orientações sobre a utilização correta de extintores, verificação de instalações elétricas e a gás e limpeza e manutenção de coifas e dutos de exaustão. Outro ponto importante citado é o treinamento dos colaboradores da empresa.
Eduardo Dal Ri, vice-presidente de Auto e Massificados da SulAmérica, afirma que o segmento de bares e restaurantes tem suas próprias características e requer soluções de proteção específicas. “Dada a sua natureza, é um segmento que se beneficia diretamente da gestão de riscos, e a informação é uma grande aliada nesse processo”.
Segundo dados levantados pela seguradora, 57% das ocorrências de incêndios nesses locais estão relacionadas a utilização incorreta ou problemas de conservação ou limpeza de equipamentos de cozinha como fritadeiras, fogões, fornos e sistemas de exaustão. Devido ao uso de chamas e gases combustíveis, esses ambientes estão mais expostos ao risco de incêndio, que pode ser minimizado com condutas adequadas.
Escrito por CQCS – Livia Montenegro