Promovido pelo Sincor-RO/AC, em Porto Velho (RO), no dia 7 de novembro, 1º Fórum Rondônia e Acre de Seguros reuniu cerca de 350 congressistas para discutir o tema “Novos Rumos do Mercado – Ameaças e Oportunidades”. A ENS, juntamente com a Fenacor e o Sindseg-N/NE, apoiou o evento.
O presidente da ENS, Robert Bittar, compôs a mesa solenidade de abertura e, na ocasião, discursou sobre o novo posicionamento mercadológico da Instituição. “Agora a ENS é a Escola de Negócios e Seguros. Essa mudança no nome tem bastante relevância, porque passaremos a ministrar cursos também para outros setores de atividade”.
O executivo ressaltou, no entanto, que a ENS continuará atuando firmemente junto ao mercado de seguros e expandindo a oferta de programas de excelência para os profissionais do setor. “Manteremos a qualidade do nosso ensino superior, que tem nota máxima no Enade e é reconhecido nacionalmente. Também seguiremos oferecendo MBAs, graduações tecnológicas e muitos outros na modalidade online”, declarou.
Bittar também foi um dos debatedores do painel sobre Mercado Marginal, no qual relembrou que a ação das Associações de Proteção Veicular (APVs) começou em 2007, em Minas Gerais, como mútuos, de forma legal. Segundo ele, depois elas passaram a comercializar os planos para o público em geral, como se fosse seguro convencional.
“A Susep não podia agir porque essas ações não faziam parte do mercado supervisionado pela Autarquia, e as seguradoras não colocavam o assunto em pauta porque achavam que esses produtos não concorriam com carros mais novos, seus segurados. Os corretores perderam poucos segurados para o mercado marginal, mas também não atendiam a esse público de renda menor, já que as seguradoras não desenvolveram produtos mais acessíveis à época”, explicou.
A solução, segundo Bittar, passa pela regulamentação das APVs, que permitiria até aos corretores de seguros operar neste segmento de forma legal.
Prêmio Inconfidência Mineira
Também na semana passada, o Sincor-MG realizou, em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Prêmio Inconfidência Mineira, que elege profissionais e empresas do mercado de seguros que mais se destacaram no ano. O presidente Robert Bittar foi reconhecido como Personalidade do Ano por sua atuação junto à ENS.
Impossibilitado de comparecer à cerimônia de premiação, Bittar foi representado pela coordenadora regional da ENS em Minas Gerais, Nivea Barros. O presidente fez questão de agradecer a homenagem. “Receber um prêmio dessa importância é sempre motivo de muita honra e orgulho, mas esse vem em um momento muito oportuno, no qual a Escola inicia um novo período de sua existência. Este reconhecimento é um estímulo a mais para continuarmos trabalhando intensamente para a ENS atingir patamares cada vez mais elevados no segmento educacional”, comemorou Bittar.
Escrito ou enviado por ENS