Na última quarta-feira, 30 de novembro, foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, promovido pela Fenacor, com apoio da com apoio da Escola Nacional de Seguros e da CNseg. A cerimônia aconteceu no Centro do Rio de Janeiro (RJ), e reuniu grandes personalidades do setor e da imprensa de todo o Brasil.
O presidente da Escola, Robert Bittar, entregou o troféu da categoria Webjornalismo. Em seu pronunciamento, ele parabenizou os 60 finalistas. “O prêmio ressalta a importância do trabalho de divulgação de informações consistentes e verdadeiras para o empoderamento do consumidor e a difusão de conhecimentos sobre a indústria de seguros”, destacou.
O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, destacou que a primeira edição do prêmio registrou um grande número de inscritos em apenas quatro meses. O executivo anunciou a realização da segunda edição do concurso em 2017, que já está com inscrições abertas.
“Nosso objetivo é reconhecer o trabalho desses profissionais. A imprensa é fundamental para disseminar na sociedade o conhecimento sobre o setor. O seguro é algo que está presente no cotidiano das pessoas, mas, em algumas camadas, é quase imperceptível”, disse.
Além do presidente Robert Bittar estiveram presentes pela Escola os dirigentes Renato Campos (diretor executivo), Claudio Contador (diretor do CPES), Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino Técnico), Mario Pinto (diretor de Ensino Superior), Carla Pieroni (superintendente de Comunicação e Marketing), Paola Casado (superintendente Administrativo-Financeira), Lucia Quental (superintendente de TI) e Lauro Faria (assessor da Diretoria Executiva).
O prêmio
Em sua primeira edição, o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros foi organizado com o objetivo de reconhecer os jornalistas que contribuem para a disseminação da cultura dos seguros no Brasil, e estimular iniciativas da imprensa que promovam a conscientização a respeito das oportunidades e benefícios envolvidos na contratação do seguro.
O concurso contou com 491 reportagens inscritas por jornalistas de todas as regiões do Brasil.
Foram premiados 18 trabalhos, em seis categorias: Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Webjornalismo, Mídia Especializada e Categoria Especial Corretores de Seguros.
Para eleger os finalistas, foram realizadas duas etapas de avaliação. Na primeira, uma Comissão de Seleção indicou os 10 melhores inscritos em cada categoria. Em seguida, a Comissão de Julgamento, que contou com a participação de três executivos da Escola – Claudio Contador, Mario Pinto e Lauro Faria –, escolheu os três melhores de cinco categorias.
A Categoria Especial Corretores de Seguros foi definida por meio de votação pelo site e aplicativo da Fenacor. Mais de 1 mil corretores de todo o País votaram.
O primeiro colocado de cada categoria recebeu R$ 30 mil; o segundo, R$ 10 mil; e o terceiro, R$ 5 mil. O vencedor da Categoria Especial Corretores de Seguros ganhou, além dos R$ 30 mil, viagem para a Itália com direito a acompanhante. Com os mais de R$ 300 mil distribuídos, essa pode ser considerada a maior premiação de jornalismo do Brasil.
Amigo do Seguro
O programa de responsabilidade social Amigo do Seguro, da Escola Nacional de Seguros, foi tema de um dos trabalhos vencedores do Prêmio. Com o título “Programa capacita jovens de escolas públicas para o mercado segurador”, a reportagem da jornalista Mariana Barros de Almeida foi a primeira colocada na categoria Televisão.
Exibida em 28 de outubro passado, pela TV Jornal Notícias da Manhã, de Recife (PE), a reportagem fala sobre a ação de cunho social da Escola, criada em 2002 para dar a jovens da rede pública a oportunidade de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho no setor de seguros.
Escrito por Escola Nacional de Seguros