As seguradoras devem esperar um forte corte nos ganhos financeiros de suas provisões técnicas neste ano, se confirmada a projeção de economistas sobre a trajetória da taxa Selic. Após seu recuo para 13% ao ano na semana passada, tendo em visto a aprovação do corte de 0,75 ponto percentual no encontro do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central, economistas consultados pela pesquisa Focus, do BC, acreditam que a Selic fechará o ano na casa de um dígito, em 9,75%. Uma semana antes, a expectativa era de que o juro básico fechasse o ano em 10,25%.
A próxima reunião do Copom ocorrerá em fevereiro e, para o mercado, a taxa deverá ter um corte de meio ponto percentual. Nesta semana, a ata do Copom será divulgada, permitindo ao mercado ter uma visão mais holística do comportamento da política monetária. No próximo ano, a Selic terá um ritmo menor de redução, atingindo o piso de 9,50%, segundo a pesquisa Focus.
No grupo Top-5- reúne as instituições que mais acertam as previsões- a taxa básica de juros deve cair ainda mais em 2017, finalizando em 9,50%- antes era 10%, permanecendo neste patamar também em 2018.
Escrito por Cnseg