Com o cenário de crise, o processo de recuperação de impostos pode ser uma saída para a rentabilidade das empresas. Segundo o Sebrae-SP as micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo registraram queda de 19,2% no faturamento real em setembro na comparação com o mesmo mês de 2014. Foi o maior porcentual de queda para um mês de setembro há 17 anos.
Já a pesquisa do FIESP, mostra que o investimento total da indústria de transformação, que inclui máquinas, equipamentos e instalações, gestão, inovação e P&D, deverá despencar 32,7% nesse ano.
Com esse quadro pessimista da economia brasileira, as empresas precisam realizar planejamentos tributários e buscar a sua correta carga tributária através de trabalhos de recuperação de impostos pagos indevidamente. “É importante pagar impostos, mas pagar de forma correta e na medida certa, aproveitando dentro dos limites legais, todas as possibilidades de planejamento que a legislação oferece”, diz Jorge Bahia, sócio proprietário do Grupo Bahia, Kosio & Associados.
Segundo o especialista, a legislação tributária prevê essa compensação para vários tipos de tributos. O resultado dessa operação pode ser a identificação de impostos a pagar ou de saldo credor de imposto. “A cumulação desse saldo credor pode acarretar uma nova possibilidade de aproveitamento através de processo administrativo fiscal onde, dependendo de situações específicas, é transformado em caixa”, explica Bahia.
O tempo para se concluir atividades de recuperação de impostos irá depender de alguns fatores, como a quantidade de documentos a serem analisados, a qualidade das informações que a empresa disponibilizar, diversidade de operações que ela realiza, benefícios que recebe, e etc.
Para o especialista, é importante buscar ajuda de um profissional. “A empresa deve buscar suporte de profissionais com conhecimento comprovado para atuar na área tributária. Eles normalmente possuem formação acadêmica nas áreas de ciências contábeis, administração, economia, direito”, afirma Bahia
Sobre Grupo Bahia, Kosio & Associados
O Grupo Bahia, Kosio & Associados é constituído pelas empresas Bahia, Kosio & Associados Consultoria Empresarial Ltda, Bahia & Kosio Assessoria Contábil Ltda, Bahia & Almeida Gestão de Projetos Especiais Ltda e Bahia Gestão de Atividades Administrativas e de Controle Ltda. Com um time de especialistas e estrategistas voltados à área econômica, financeira, contábil, fiscal e tributária, o grupo tem como proposta apresentar aos clientes um pacote de soluções indissociáveis, do qual faz parte a identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários, os efeitos econômicos e financeiros da operação, as melhores práticas de controles e informações contábeis para análise dos investidores, possíveis linhas de créditos e o efeito das mesmas no tempo, no fluxo de caixa das empresas, e nos seus resultados.