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Quais são os principais questionamentos que o executivo deve fazer antes de ingressar em uma empresa?

O mercado de trabalho anda cada vez mais competitivo, as vagas estão menos disponíveis e a cobrança por resultados é muito maior. Nesse cenário, é extremamente importante que haja clara percepção e alinhamento entre suas habilidades e, claro, as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e desempenho.

O que pode parecer óbvio para muitas pessoas gera frustração para outras. Não esclarecer no momento inicial da contratação quais serão as suas funções e metas pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho no futuro e, sem dúvida, o nome do executivo no mercado.

O profissional não deve ter receio em questionar sua possível nova empregadora sobre as atribuições do seu cargo, antecessores, chefes, práticas e valores da companhia. Acredite, isso deixará o início da sua jornada no novo espaço muito mais agradável e produtivo.

Mas afinal, quais são as principais questões e pontuações que o executivo deve ponderar antes de começar a trabalhar em uma empresa?

  1.   Assine o seu contrato antes de iniciar o job: Acertar detalhes do trabalho no boca a boca só gera dor de cabeça. A empresa pode mudar o rumo da sua função ou sua área por alguns dias, não assegurando quando você irá voltar para o seu cargo e modificando o que foi acordado inicialmente.
  2.   Esclareça o que você quer antes de começar a trabalhar: Após o momento das entrevistas, dos testes e da contratação, está na hora de você dizer como gostaria que o trabalho fosse conduzido, como o seu time será estruturado e qual é o plano de investimento da empresa na sua área.
  3.   Questione a empresa sobre o que ela espera de você nos primeiros 30, 60 e 90 dias: Essa conversa pode render frutos muito positivos para o seu trabalho, como o retorno dos resultados em tempo recorde, por exemplo.
  4.   Pergunte sobre o seu chefe: Engana-se quem acredita que isso não deve ser feito. Perguntar sobre as características do seu chefe não rende a você uma imagem de insegurança ou até mesmo de insubordinação, mas sim de que está interessado em conhecer melhor o seu superior.
  5.   Questione a sua nova equipe: Pergunte a respeito da história de sua equipe, os antigos chefes, as habilidades, satisfações e insatisfações de cada um. Essa conversa, se conduzida de maneira franca e amigável, pode agregar um primeiro contato de confiança e parceria.
  6.   Compreenda as práticas da companhia em relação aos resultados: Como a empresa se comporta em relação aos resultados? Qual é o nível da pressão que você irá enfrentar?
  7.   Entenda a ética da sua nova empresa: Ponto extremamente importante, que deve ser compreendido desde a chegada do executivo. Questione, leia e pesquise quais são os valores, práticas e reputação da companhia, afinal, agora você também é um embaixador da marca.

*Magui Castro é sócia da The Caldwell Partners, uma das principais empresas de recrutamento e seleção de altos executivos do mercado.