No Brasil, o número de celulares já ultrapassou o número de habitantes. Segundo dados da Anatel, são 252 milhões de aparelhos para 206 milhões de pessoas. Os dispositivos já fazem parte da vida dos brasileiros, e carregam consigo informações e dados importantes de seu dono. Se você quer ter mais segurança para andar com o seu aparelho por aí, contratar o seguro é uma boa opção.
O país, que é o 6º no mundo em número de smartphones segundo pesquisa da eMarketer, já conta com 4 milhões de consumidores que contrataram um seguro para o celular. E, com o aumento do preço médio dos celulares, faz sentido que o número de pessoas interessadas nesse seguro cresça. O seguro celular garante indenização em caso de roubo, danos acidentais ou pane elétrica. Claro, dependendo das coberturas que você contratar.
Nos sete primeiros meses do ano passado, a venda desse seguro cresceu 15%, mesmo com a redução na venda de aparelhos. O que deve estar intimamente ligado ao número de roubos e furtos. O Brasil só perde para a Índia nesse quesito, segundo a F-Secure.
A Bidu Corretora separou algumas dicas para quem está pensando em contratar seguro para seu celular:
1.O que eu preciso ter em mãos
Para contratar esse seguro você precisará ter em mãos a nota fiscal do aparelho. Sem a nota, nada de seguro. Também será necessário alguns dados pessoais, como CPF, endereço e idade. Outra informação importante: o celular precisa ter sido comprado há menos de 12 meses, necessariamente.
2.Preste atenção nas coberturas
Um dos principais fatores que influenciam no preço do seguro são as coberturas contratadas. Você precisa pesquisar sobre as coberturas disponíveis e contratar aquelas realmente necessárias. As mais contratadas são contra roubo e danos acidentais.
3.Franquia: confira quais são as opções
A franquia é a parte que o segurado deve pagar para que a seguradora repare ou indenize o sinistro. A maioria dos seguros para celular tem franquia, e ela varia de acordo com as coberturas. Portanto, antes de contratar o seguro, confirme com sua corretora qual o valor da franquia para não ter surpresas.
4.Roubo e furto só qualificado
O roubo (com violência ou ameaça de violência) do aparelho está coberto no seguro celular, porém algumas seguradoras não cobrem nenhum tipo de furto. As que cobrem, garantem indenização apenas em casos de furto qualificado. Exemplo: se seu celular estiver na bolsa e o ladrão pegá-lo sem você perceber, o furto é qualificado; agora, se você deixar o celular em cima da mesa do restaurante e alguém furtá-lo o furto não é qualificado e você não será indenizado.
Escrito por NR-7 Comunicação