Se você é um daqueles empreendedores que está precisando de uma nova estratégia para tornar o seu negócio um diferencial no mercado de e-commerce, este texto é para você. – Fuja da ideia de que investir em plataformas personalizadas é um gasto, e cultive um novo pensamento: lojas personalizadas é sinônimo de investimento e retorno certo!
Plataformas personalizadas: lojas virtuais
Ter uma loja virtual se tornou febre! Em meio a um cenário tão competitivo o que fazer para se destacar na web? Alguns especialistas como Galleger Ilhe, diretor comercial da Bis2Bis – Comércio Eletrônico, e uma pesquisa realizada pela PopMark levantaram a ideia de que a utilização de plataformas personalizadas vai ser, em 2016, a principal arma contra a mesmice, no que tange o universo de lojas na internet.
Para começar a praticar esta nova tendência é preciso, antes de tudo, uma mudança de pensamento por parte dos empreendedores. É comum ver pela internet diversos anúncios de “crie você mesmo sua loja virtual” ou “faça em 5 minutos sua loja”. Comece, hoje mesmo, a fugir desses discursos. Estudiosos e CEOs do segmento ressaltam: está na hora de deixar a construção da sua loja nas mãos de profissionais da área. Sabe por quê? Pensamento a longo prazo e melhor apresentação de produtos!
Plataformas personalizadas, eu quero!
Atualmente, no mercado, estão disponíveis 3 tipos de plataformas: as Open Source, as Software e Service (Saas) e as Personalizadas. A primeira, por ser aberta, permite maior personalização. No entanto, necessita de um programador, que vai atender a construção em seus dois níveis: back-end (aquilo que o cliente vê) e frond-end (parte administrativa, só o lojista visualiza).
A principal plataforma Open Source, no mercado, é a Magento. Ela é muito utilizada por profissionais da área, porque se adapta ao seu negócio, acompanhando o seu crescimento. Em paralelo, ela disponibiliza diversos recursos visuais (plug-ins) para deixar sua loja com um visual próprio, que vá ao encontro com a essência da sua marca.
Impacto positivo sobre a percepção da marca e maior engajamento por parte dos consumidores são os principais pontos positivos de se trabalhar com plataformas personalizadas. Em entrevista com 200 profissionais de marketing, foi levantado que 80% acreditam na personalização como estratégia de mercado. E, cerca de 63% dos entrevistados já puseram em prática esta nova tendência, conquistando fatias maiores do mercado.
Não são todas as plataformas que oferecem formas de pagamentos diversificadas, como por exemplo, o pagamento combinado (cartão + boleto). Outro fator que impacta – decorrente da má escolha de uma plataforma, é a baixa visibilidade no ranking de pesquisa. Plataformas personalizadas possuem um maior número de ferramentas para deixar o SEO da sua loja em um nível satisfatório.
Ou seja, você está à procura de uma plataforma para seu e-commerce? Invista em plataforma personalizada conhecida e com credibilidade no mercado. Que lhe oferece, desde o início, um serviço flexível, completo e adaptável ao seu tipo de negócio e a sua marca. Não se apegue ao valor. Reconheça o valor empenhado como sendo um investimento e, não um gasto. Opte por mais conforto e segurança. Aposte no certo e evite o famoso “vamos ver no que vai dar”.
Fonte/Autor por: Natacha Tressino Conde