×

Planos de Saúde perderam 1,5 milhão de beneficiários no Sudeste

A 12° edição do Boletim de Saúde Suplementar, elaborado pela FenaSaúde, aponta queda de 3,1% no número de beneficiários dos planos de assistência médica. Nos últimos doze meses, a queda foi de 1,5 milhão de consumidores a menos, somente no Sudeste do Brasil.

O Estado de São Paulo foi responsável pela perda de mais de 549 mil beneficiários, seguido pelo Rio de Janeiro, com 319 mil. Já nos planos coletivos empresariais, a queda foi de 3,2%, passando de 33,2 milhões para 32,1 milhões.

“Há uma clara relação entre dinâmica do mercado de trabalho formal e o desenvolvimento do mercado de saúde suplementar. Com a retração das atividades econômicas, houve a queda do número de beneficiários. Os planos coletivos empresariais são responsáveis por 66% dos vínculos”, analisa Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde.

Apesar do recuo, o segmento de planos de saúde ainda mostra resiliência, já que a redução do número de beneficiários foi bem menor que a queda do emprego e do PIB, no período analisado. Enquanto os planos de saúde registraram queda de 3,1%, o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma retração de 4,6% (dados até junho) e o estoque de empregos, 4,0%.

 

Escrito por  Comunicação Sincor-SP