Um debate sobre a relação entre os Planos de Saúde e a crescente população que envelhece no Brasil reuniu, na tarde desta quarta-feira (27/04), o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), José Cechin; o coordenador adjunto da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (Criança, Adolescente, Adulto e Idoso) do Conselho Nacional de Saúde (CIASCV/CNS), Geraldo Adão Santos; e a Representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), além de parlamentares e membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Durante a Audiência Pública, o diretor da FenaSaúde salientou que no Brasil, em 2015, pessoas com mais de 80 anos representavam quase 3% da população, em 2060 essa percentagem deverá subir para 17% , segundo dados do IBGE.
Segundo Cechin, o avanço da idade provoca o aumento de doenças crônicas e, consequentemente, aumento das despesas com saúde. Ainda de acordo com José Cechin, a principal saída para esse problema é incentivar a promoção de saúde e prevenção de doenças.
Escrito por Cnseg