×

Palhaços vão às ruas para conscientizar os paulistas sobre a importância do trânsito seguro

Ação será realizada pelo Sindseg SP, Sincor-SP e os Terapeutas do Trânsito

Acidente de trânsito hoje é responsável por mais de 140 vidas perdidas por dia em estradas e ruas do Brasil e a nona maior causa de mortes no mundo. Diante destes números alarmantes, o Sindseg SP, o Sincor SP e a ONG Terapeutas do Trânsito, realizarão, no mês de maio e junho, blitze nos semáforos das principais avenidas de cidades importantes do Estado, com objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes no trânsito, ressaltando a importância do trânsito seguro. A campanha acontecerá durante o Movimento Maio Amarelo, criado para mobilizar e conscientizar a população e, consequentemente, reduzir o número de acidentes.

Atualmente, os acidentes de trânsito vitimam mais de 50 mil brasileiros por ano. “O Brasil é reconhecidamente um dos recordistas mundiais de acidentes de trânsito. É a primeira causa de mortalidade dos nossos jovens (de 15 a 29 anos de idade) e a segunda causa das nossas crianças (faixa de 5 a 14 anos). Esta é uma situação muito alarmante. Por isso, decidimos, pelo segundo ano consecutivo, promover esta ação nas principais vias do Estado. Precisamos conscientizar toda a sociedade da importância da direção segura e, principalmente, disseminar a cultura de paz no trânsito”, diz Mauro Batista, presidente do Sindseg SP.

Para chamar a atenção dos paulistas sobre a gravidade do problema, os Sindicatos e a ONG levarão para os semáforos de grandes avenidas, uma trupe de clowns, ou melhor, Terapeutas do Trânsito, com o intuito de disseminar conteúdo e informações sobre a importância de dirigir com cuidado, observar as regras de trânsito e sempre considerar os motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. No total serão mais de 30 intervenções artísticas em todo o Estado de São Paulo. Todos os impactados pela ação receberão um folder com dicas e dados de acidentes de trânsito e um brinde para divulgar a campanha, além de receberem um abraço, o sorriso e a alegria da trupe.

Este movimento é fundamental para a redução de mais de 50.000mortes nas rodovias e ruas do mundo. Segundo a OMS, se nada for feito, mais de 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito até 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, até 2030. Neste período, entre 20 e 50 milhões de pessoas sobreviverão, contudo, aos acidentes de trânsito, porém com sequelas muitas vezes incapacitantes.

“A conscientização e a educação da população é nossa principal ferramenta para diminuir estes números tão alarmantes. É fundamental que todos respeitem as leis de trânsito. Hoje, os principais fatores de riscos são: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, o não uso de capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas de crianças. ”, afirma Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP. Além disso, Mauro Batista e Alexandre Camilo reforçam que a conscientização sobre a proteção é a principal missão das duas instituições, Sindseg SP e Sincor-SP.

A campanha conta com o apoio das seguradoras: AIG, Alfa Seguradora, Bradesco Seguros, HDI Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Tokio Marine Seguradora e Zurich.

 

Cronograma ações:

Dias Horário Local
16/mai 10h às 13h Av. Paulista x Al. Campinas
16/mai 18h às 20h Av. Paulista x Al. Campinas
17/mai 10h às 13h Av. Henrique Schaumann x Rua Teodoro Sampaio
17/mai 18h às 20h Av. Henrique Schaumann x Rua Teodoro Sampaio
18/mai 10h às 13h Rua da Consolação x Rua Maria Paula
18/mai 18h às 20h Rua da Consolação x Rua Maria Paula
19/mai 10h às 13h Paço Municipal de Santo André
19/mai 18h às 20h Paço Municipal de Santo André
 20/mai 10h às 13h Av. Brás Leme x Rua Voluntários da Pátria
20/mai 18h às 20h Av. Brás Leme x Rua Voluntários da Pátria
23/mai 10h às 14h Santos
23/mai 18h às 20h Santos
24/mai 10h às 14h Guarulhos
24/mai 18h às 20h Guarulhos
25/mai 10h às 13h Sorocaba
25/mai 14h às 17h Sorocaba
30/mai 10h às 14h Araraquara
30/mai 16h às 19h Araraquara
31/mai 10h às 14h São Carlos
31/mai 16h às 19h São Carlos
01/jun 11h às 15h São José do Rio Preto
02/jun 11h às 15h Fernandópolis
06/jun 11h às 15h Araçatuba
07/jun 11h às 15h Marília
08/jun 11h às 15h Presidente Prudente

Sobre Movimento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Sobre a Década de Ação para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. A meta estabelecida é reduzir em até 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo.

 

Fonte: Sincor-SP