×

Observatório Seguro | Uma ampliação dos negócios em automóvel

A indústria automobilística tem uma importância muito grande para o setor de seguros e seus corretores. Em média, quase 60% da receita desses profissionais vem do ramo de seguros, esse argumento é irrefutável da relevância. Mas, nos últimos anos, é importante também reconhecer as dificuldades reais dessa indústria no Brasil. Em 2014, a produção fechou em 3,1 milhões de unidades, contra 3,7 milhões em 2013, uma primeira queda. Em 2015, mais uma diminuição, com 2,4 milhões de veículos.

Mas, não devemos desanimar por essa situação circunstancial. Esse fato foi consequência direta das situações econômica e política pelas quais passa o país. À medida que esses problemas forem resolvidos, nós iremos voltar à trajetória de crescimento normal e esperado.

Hoje, podemos dizer que o seguro desse bem tem duas grandes oportunidades no mercado brasileiro. Primeiro, o crescimento da frota segurada. No Brasil, há, aproximadamente, 80 milhões de veículos em circulação, quase 20% deles com seguro. Esse percentual não é uniforme e diversas características fazem diferença. Por exemplo, o percentual de carros novos com seguro é muito maior. Mas, com o advento mais intenso do seguro popular, alguns levantamentos mostram que esse valor pode chegar a 30%.

Outra oportunidade relevante é que, quando comparado a outros países, ainda há uma predominância do seguro de casco, em detrimento ao seguro de responsabilidade civil (RC). Por exemplo, a proporção de receita de seguro de casco no Brasil é 14% do mesmo valor desse mesmo seguro nos EUA. Já quando passamos para o seguro de RC, esse número baixa para 6%. Ou seja, podemos dizer que é apenas uma questão de tempo até que os prêmios desse último seguro alcancem um valor bem maior do que os registrados nos dias de hoje.

Todos os profissionais dessa indústria devem ficar atentos. Seja um corretor de seguros atuante, com uma postura pró-ativa com o cliente, oferecendo uma proposta de valor e os ganhos que essa ampliação pode proporcionar.

Francisco Galiza é sócio da empresa Rating de Seguros Consultoria (www.ratingdeseguros.com.br), mestre em Economia (FGV), membro da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência) e professor do MBA-Seguro e Resseguro (Funenseg).

 

Fonte/Autor por:  Francisco Galiza/ Conexão – Revista Liberty