Corretores de todo Brasil, já perceberam que a grande maioria das Seguradoras está requerendo o consentimento de vocês para acesso em suas plataformas digitais?
Quando eu falo “vocês”, quero dizer para todos da Corretora que possuem qualquer tipo de acesso às ferramentas de gestão disponibilizadas por cada Seguradora.
No mundo digital os chamados: “Usuários”.
Um exemplo atual é a Porto Seguro (o prazo para o aceite vai até o dia 06/02). A Cia está solicitando para que os usuários de seu sistema aceitem o termo de consentimento disponível após o login no Corretor Online.
Dentre alguns termos informado no documento, podemos citar o seguinte trecho:
“Pelo presente instrumento e ao acessar o SISTEMA, o USUÁRIO compromete-se e obriga-se à:
VII. Responder ainda, em todas as instâncias de forma objetiva e ilimitada por eventuais perdas e danos causados à empresa da PORTO SEGURO titular da informação, em decorrência do descumprimento dos procedimentos constantes no presente Termo, inclusive em nome de seus funcionários ou prepostos.”
O que isso quer dizer?
Caso seja comprovado que houve o vazamento de informação de determinado cliente por negligência de sua Corretora, você será responsabilizado de forma objetiva e ilimitada por eventuais danos que a Porto venha sofrer.
Outra Cia recente que está demandando o termo é a HDI.
Após o login no portal da Seguradora, há uma mensagem solicitando aceite de um “Termo de Adesão”.
Cada profissional poderá ter uma opinião sobre o caso.
Concordar ou não, vejo que é indiferente, visto que o não aceite bloqueará seu acesso para o uso da ferramenta.
Fato é que esta onda de termos e aceites é decorrente da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei Federal nº 13.709/2018, já em vigor em território nacional.
Lei muito maior que tudo isso, onde o Corretor de Seguros deve estar preparado, investindo em segurança digital de sua Corretora, além de treinamentos para sua equipe, afinal, todos trabalhamos com dados.
Ler os termos de solicitação é fundamental!
Dúvidas irão surgir e seus gerentes comerciais podem auxiliá-los nesses e em outros processos.
O mundo mudou e nós Corretores devemos nos adaptar.
Fonte: William Pinela