Com o objetivo de ajudar seus clientes a se recuperarem mais rapidamente de pequenos danos, a MAPFRE passará a aplicar a Inteligência Artificial da Tractable em seus sinistros de automóveis. A solução, que será adotada primeiramente nas operações da MAPFRE no Brasil, irá acelerar em até duas semanas a devolução de veículos aos clientes após um sinistro.
A iniciativa trará melhorias na eficiência operacional solicitando peças de fornecedores com maior rapidez e reduzindo o tempo total de conclusão de sinistros. O trabalho dos avaliadores também será beneficiado, liberando-os para concentrar seus esforços e experiência em casos mais complexos, incrementando, assim, o valor que eles oferecem ao cliente.
As empresas implantaram um modelo único de IA que utiliza fotografias, tiradas no telefone celular do cliente, para realizar uma avaliação automatizada de ponta a ponta em sinistros de automóveis com danos de baixo valor. Após uma revisão automática das imagens, o sistema identifica as áreas danificadas e a gravidade e, posteriormente, determina a extensão necessária do reparo do veículo, que pode variar desde retocar a pintura até reparar ou substituir certas peças. Além disso, a tecnologia da Tractable apresenta preços em tempo real da avaliação e tem a capacidade de encaminhar ordens de trabalho diretamente para as oficinas de reparo.
O projeto, que pode ser replicado no futuro em outros países e processos, contribui para o objetivo da MAPFRE de liderar uma transformação que envolve melhorar a experiência do cliente, desenvolver novos serviços e produtos que acrescentem valor às demandas cada vez mais personalizadas dos segurados e elevar a qualidade do serviço para um próximo nível – sempre baseado na confiança.
A IA da Tractable é treinada com milhões de fotografias de danos em veículos e os algoritmos aprendem com a experiência, analisando uma grande variedade de exemplos. A tecnologia permite que as seguradoras avaliem os danos causados aos veículos, compartilhem as operações de reparo recomendadas e orientem o processo de gerenciamento de sinistros para garantir que estes sejam processados e resolvidos o mais rápido possível.
Fonte: CQCS | Carla Boaventura