A edição de agosto do Café do CVG-RS teve a presença do ícone do mercado segurador e especialista em previdência Nilton Molina, que conduziu a palestra sobre o impacto da longevidade na sociedade e na previdência social e privada.
Formado em administração de empresas pela PUC-SP, o experiente executivo assumiu ao longo de sua trajetória profissional importantes cargos e, desde 1994, ocupa a presidência do conselho de administração da Mongeral Aegon .Com mais de 50 anos de experiência no mercado de seguros e previdência, chamou atenção para um cenário no qual a expectativa de vida aumentou cerca de 20 anos desde 1960. O executivo defendeu em sua fala que é inevitável a reforma do atual sistema de previdência social, “indiferente do modelo a ser adotado”. “A reforma da previdência no Brasil já é necessária há 20 anos. Não há como adiar! Pode ser uma reforma que atinja os trabalhadores que estão atuando hoje, ou como eu acredito que deve ser, atingindo os novos trabalhadores”, enfatizou.
Segundo o presidente do conselho de administração da Mongeral Aegon, as pessoas estão cada vez buscando mais por qualidade de vida e usufruindo dos avanços da medicina para envelhecer com dignidade, porém a contratação de seguro de vida não faz parte da realidade brasileira. “Não é que o brasileiro compra pouco o seguro de vida, nós da indústria do seguro é que fomos até hoje incapazes de oferecer esse produto à população, isso tem que mudar”, disse.
Dentre as mudanças causadas pela longevidade, ao mercado segurador, especificamente ao seguro de vida e previdência, será necessária uma reeducação. “O importante para o profissional do setor é estar pronto para explorar esse segundo momento, que são os dias que seguirem a reforma da previdência social, quando as pessoas terão mais necessidade de comprar estes produtos”, alertou Molina.
Décima edição do Café do CVG/RS realizada na gestão de Estela de Moura Rey, o evento, que já vinha sendo pensado há um ano, teve recorde de público, com aproximadamente 150 pessoas. Ao todo, mais de 90kg de alimentos foram arrecadados.”Nós tínhamos uma grande expectativa para hoje que foi alcançada. O senhor Molina foi surpreendente na apresentação dele, conduziu um tema muito difícil de uma forma super leve. Eu estou realizada com o evento de hoje”, destacou Estela.
Escrito por Seguro Gaúcho | Maria Karolina