×

Moda nos EUA, empresas brasileiras adotam o “Workcation”

Escritório itinerante - que mistura praia, parques e coworking divertidos - é a nova aposta dos jovens empreendedores

A geração Y veio para quebrar paradigma nas empresas. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários apontou que o principal motivo dos jovens apostarem no próprio negócio é a independência. Ter um lugar descontraído e remoto para trabalhar faz parte desta busca. Esta prática já é comum nos Estados Unidos e tem até um nome: “Workcation”, mistura de “work”, trabalhar, com vacation, férias. Lá, o workcation ameniza a rotina de um país que não possui férias remuneradas previstas em lei. Aqui, o motivo é tornar o trabalho mais divertido.

A Loja Integrada – uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina – implementou o workcation no calendário e propôs para todos os funcionários uma rotina diferente. Duas vezes por mês, a equipe busca a sinergia de novos espaços. “Quebrar a rotina deixa a equipe mais produtiva, além de passar o dia em lugares inspiradores como parques e coworkings dividindo espaço com outras empresas”, explica Adriano Caetano – diretor da empresa.

Em dezembro, o escritório foi na praia. “Vivemos de criatividade e é incrível como sair do escritório traz novas ideias ao trabalho. Mudar a paisagem aumenta o gás da equipe e o espírito de time”, afirma.