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Mercado de automóveis de luxo cresce no Brasil

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Venda de modelos premium cresceu 18% nos primeiros quatro meses de 2015. Percentual é quase o mesmo em relação à queda nas vendas totais de carros populares

Na contramão da crise econômica, alguns setores apresentam índices positivos e continuam em expansão. Um ótimo exemplo é o aquecimento das vendas do mercado de automóveis de luxo, que, de acordo com informações do Estadão, apresentou um crescimento de 18%, nos primeiros 4 meses de 2015. Os resultados têm sido considerados ótimos, uma vez que, no mesmo período, a venda total de veículos populares no Brasil sofreu uma refração de 18,4%.

A alta de vendas dos carros premium é tão expressiva que, até para modelos especiais, que custam mais de R$ 700 mil e que por isso vendem poucas unidades anualmente, há sempre uma fila de espera de até 3 meses para compra em algumas concessionárias. A permanência desse cenário reflete o hábito de consumo das classes A e B, que não sofreu alterações com a crise.

Os clientes de luxo estão no topo da pirâmide social e, normalmente, não têm impedimentos para comprar. Para esse segmento de consumidores, fatores como discrição, exclusividade e um atendimento especializado muitas vezes são mais relevantes que o próprio preço na hora de adquirir um bem. Qualidade e marca também são determinantes para as decisões de compra. Mas além de particularidades em relação aos processos de consumo, esse tipo de cliente também necessita de cuidados extras com a segurança e a proteção do patrimônio já adquirido.  Muitos produtos possuem alto valor e os riscos de perdas financeiras em casos de roubo ou intempéries são grandes.

O seguro para carros de luxo

Na posse de automóveis de alto padrão, os proprietários tendem a se preocupar ainda mais com a preservação e integridade do veículo, uma vez que, justamente em função do valor do carro, imprevistos podem resultar em grandes prejuízos. Nesse sentido, o mercado segurador disponibiliza apólices específicas para atender exclusivamente a esta demanda de clientes.

O seguro para automóveis de luxo é voltado para pessoas de alto poder aquisitivo, uma vez que é oferecido para veículos com valor de mercado acima de R$ 150 mil. As apólices oferecem coberturas especiais, além de serviços personalizados e adequados às características de cada cliente e veículo. Nesse tipo de seguro, também é possível contratar diversas coberturas adicionais diferenciadas, que normalmente não são indicadas em apólices de carros populares, como coberturas para vidros especiais, blindagem, quilometragem ilimitada, despesas extraordinárias compatíveis com o tipo de veículo, ajuste no percentual de indenização em função de características particulares do automóvel e outras.

Luciano Cardoso, Superintendente Regional da AD Corretora de Seguros, aponta que a principal diferença entre o seguro para automóveis de luxo em relação ao seguro auto convencional é exatamente a amplitude das coberturas. “Os carros de alto padrão, em sua grande maioria, são veículos importados e que necessitam de assistência técnica autorizada. Assim, os seguros para esses automóveis precisam oferecer coberturas diferenciadas e que, na ocasião de um sinistro, possibilitem que o segurado tenha o atendimento necessário de acordo com o modelo e marca de seu carro”. Além das coberturas, o especialista destaca ainda que as apólices voltadas ao mercado de luxo também possuem uma análise de riscos diferenciada, que leva em consideração fatores como uso, condições para reposição ou reparo no Brasil, mão de obra especializada e depreciação. “O mais importante é que o segurado contrate uma cobertura acorde com seu carro, para não ficar desprotegido. Nesse sentido, a orientação de um corretor de seguros com experiência em elaboração de apólices voltadas para veículos de luxo é fundamental”, ressalta.

Valor do seguro auto luxo

Sobre o preço do seguro para automóveis de luxo, Cardoso explica que diversos fatores são levados em consideração. As seguradoras especializadas analisam o ano e modelo do veículo, país de fabricação, custo de mão de obra para reparos, custo de importação de peças, valor da importância segurada, sinistralidade do veículo e seu segmento, etc. Depois dessa precificação do modelo, é feita uma análise do perfil de condutor e da região onde esse veículo será usado, além da frequência de utilização (eventual ou locomoção diária). A combinação dessas análises é o que determina a precificação final da apólice.

Riscos cobertos

Os riscos cobertos pelo seguro para automóveis de luxo são os tradicionais, normalmente encontrados em todas as pólices de seguro auto: incêndio, colisão, roubo e Responsabilidade Civil Facultativa (Terceiros), no entanto, o diferencial está na personalização de uma apólice que dá cobertura específica para aquele determinado modelo de veículo. “Mesmo em uma apólice de seguro auto convencional, você pode contratar uma cobertura para faróis, lanternas e retrovisores, que vai amparar danos apenas nessas peças sem a necessidade de acionar a cobertura de colisão. Com essa cobertura, no caso da quebra do farol do veículo esse evento estaria coberto, porém, alguns seguros excluem faróis de xênon, que a maioria dos veículos de alto padrão já possui. Assim, para um automóvel de luxo, é preciso elaborar uma apólice de acordo com as características do veículo que será segurado”, exemplifica Cardoso.

Responsabilidade Civil

Nos seguros de automóveis, seja para veículos de alto padrão ou para veículos convencionais, é fundamental a contratação adequada das coberturas de Responsabilidade Civil (Cobertura para Terceiros), que consiste nas coberturas de danos materiais, danos corporais e danos morais. Wesley Oliveira, Gerente de Negócios da AD Corretora de Seguros, declara que essas três coberturas custam, em média, de 10 a 30% do valor da apólice, e que, visando sempre a proteção adequada ao risco e ao patrimônio do segurado, é muito importante avaliar com atenção o valor proposto para estas coberturas. “Por esta razão, a participação do corretor de seguros é essencial na orientação correta do segurado no momento da contratação da apólice”, reforça.