O recall – em português “chamar de volta” ou “chamamento” – é um procedimento que ocorre quando o fabricante identifica uma falha no produto vendido, que pode representar um risco à saúde, à integridade ou à segurança do usuário. No Brasil, esse processo é regulamentado pelo Código de Defesa do Consumidor, que determina que a empresa responsável pelo item deve comunicar os consumidores por meio de contato direto e/ou imprensa e realizar a troca ou reparo do defeito gratuitamente.
No momento do recall, o fabricante é obrigado a entregar ao usuário um documento que comprove que ele compareceu, com detalhes do serviço realizado. É importante atender a esse chamado o quanto antes, principalmente no caso de veículos, para garantir a segurança do condutor e demais passageiros que utilizam aquele automóvel.
No site do Denatran, é possível consultar se há algum procedimento de recall pelas montadoras. Fique atento a notícias nos meios de comunicação e sites especializados e, caso o seu veículo receba um “chamamento”, não perca tempo! Segurança em primeiro lugar!
Fonte/Autor por: Equipe DPVAT