“Como o cenário de inflação global e alta de juros podem impactar o investimento em Previdência Privada” é o tema do Encontro de Gestores 2022, promovido pela Icatu, que começou nesta terça, dia 19, e vai até quarta, 20, no Canal do Youtube da seguradora.
O CEO da Icatu, Luciano Snel, participou da abertura e destacou a importância da previdência “Foram resgatados dos fundos de previdência desde o início da pandemia até agora, 120 bilhões de reais, um produto de longo prazo serviu para em um momento de emergência para atender as necessidades das famílias e injetar liquidez no sistema”, destacou.
Snel disse ainda que os produtos de previdência tem uma visão de longo prazo e nem por isso não devem ser reavaliados. “Agora é um ótimo momento para reavaliar o portfólio e hoje a Icatu tem mais de 100 gestores em seu market place de previdência, 70% de aumento em relação ao que tínhamos em 2019. Temos as melhores opções para fazer reavaliação do portfólio nesse momento”, assegurou.
O primeiro palestrante do dia foi o advogado Flavio Leoni, especialista em planejamento patrimonial sucessório. Ele falou sobre como a previdência ajuda nesse planejamento. “É a estruturação da sucessão do patrimônio da pessoa ainda em vida”, destacou.
O advogado ressaltou que a falta de planejamento permite que sucessores entrem com processos questionando a partilha. “Esses processos são morosos; além disso, no Brasil temos muita contaminação da atividade do empresário com seu patrimônio pessoal e o planejamento pode ser usado para proteger o patrimônio da família”, enfatizou.
Ele ainda elencou vantagens da previdência privada: evita inventário, eficiência tributária, liberdade nos pagamentos entre outros.
Outro participante nesse primeiro dia foi o economista-chefe da Verde Asset, Daniel Leichsenring que falou do cenário econômico atual e das expectativas no mundo. Ele explicou que o processo inflacionário que acontece no mundo tem diversos componentes entre eles as disrupções que a covid teve nas cadeias de produção. “Em 2020, com a covid, diversos países entraram em lockdown com impacto nas cadeias de produção que foram paradas”, disse ele.
Ele acrescentou ainda que o Brasil enfrentou os processos inflacionários e, em 2021, estava claro que o cenário era mais perverso. “O Banco Central começou a subir juros ano passado. Tem um certo benefício por estar na frente. Apertamos muito a taxa de juros, mas a inflação global continua alta e afetando a inflação brasileira”, disse.
Leichsenring explicou ainda que o Brasil tem um processo inflacionário de demanda. “É um problema de natureza fiscal. Nossa insegurança está na capacidade de o Brasil entrar em uma trajetória de estabilidade”.
Ele disse ainda não acreditar que o país resolva os problemas financeiros de maneira rápida. “No fundo, o Brasil está no contexto complicado do mundo de crescimento baixo, recessão e adiciona-se a isso um conteúdo nosso de insegurança sobre o marco fiscal e outras questões de natureza política”, analisou.
O encontro com gestores ainda acontece nesta quarta, dia 20, com os temas “Como a inflação e os juros altos impactam os fundos de renda fixa, crédito privado e multimercado?” e “Perspectivas para os fundos de ações no cenário atual”. A transmissão acontece no canal da Icatu no Youtube.
Fonte: CQCS l Sueli Santos