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Falar em público: Comunicação é encontro!

O primeiro pilar para a construção de uma boa apresentação é compreender o que o 'outro lado' necessita conhecer.

Um excelente orador também se faz através dos treinos! Afinal, como em qualquer outra situação, precisamos ter o conhecimento para lapidar as habilidades! É preciso observar, estudar, treinar, treinar e treinar, avaliar, aprimorar.

O ano é 1985: neste ano, a sétima arte realizou o lançamento do filme ‘De volta para o futuro’, que mais tarde seria reconhecido como uma das trilogias mais fantásticas da época, sucesso de bilheteria.

Eu, ainda criança com os meus sete anos de idade, assistia aficionada o desenrolar do enredo durante as sessões da tarde, um dos poucos filmes que me afastava momentaneamente das bonecas,bicicleta e brincadeiras de rua.

Em um dos filmes, o protagonista – Marty Mcfly- guiado pela máquina do tempo criada pelo cientista, desembarca no futuro -mais precisamente no ano de 2015- em um cenário com efeitos jamais vistos e que sugeriam como seriam os objetos e comportamentos nesta época que, naquele passado, nos era uma incógnita: imagens tridimensionais, skates voadores, ligações telefônicas com imagens…

De lá para cá, trinta anos se passaram! De todas as ‘profecias’ abordadas estamos desfrutando do avanço das telecomunicações. Hoje, através do avanço das redes telefônicas, da internet e das diversas ferramentas sociais, somos um emaranhado de ‘conhecidos’ em uma grande aldeia global. Podemos a um toque, estar em contato com outra pessoa do continente em fração de segundos ou saber de qualquer acontecimento, independente de onde seja, em tempo real. Bem distante da realidade de 1985, na qual o que tínhamos de mais tecnológico talvez fosse um orelhão à ficha.

Apesar deste contexto de facilidades, podemos perceber facilmente que a comunicação hoje vive sobre a sombra de um grande paradoxo: ao mesmo tempo no qual hoje temos as mais diversas fontes de aproximação, as pessoas estão “encasuladas”. O contato olho no olho, vem tornando-se raro, digno de situações festivas e, fazer uma ligação para outra pessoa é quase uma declaração de amor!

O mercado de trabalho e o universo corporativo, por sua vez, seguem a tendência global em apontar a comunicação como uma das habilidades de grande peso para o sucesso profissional.

Falar bem em público tem sido um dos principais requisitos do mercado de trabalho contemporâneo. Saber expressar-se com segurança para um público específico pode ser sinônimo de sucesso na vida profissional e pessoal. Não importa qual a área de atuação, a competência em apresentar-se facilita a exposição em negociações, vendas de ideias e produtos, agindo como poderoso instrumento de marketing pessoal. Ainda na década de 80, o saudoso Chacrinha mencionava o jargão ‘quem não se comunica se trumbica”, verdade imperativa nos dias de hoje.

Comunicar-se é essencial! E, por saber desta afirmativa, um grande número de pessoas lotam os cursos de comunicação e oratória, estes com técnicas fundamentais para aliviar o nervosismo, melhorar a expressividade corporal, trabalhar a dinâmica vocal e auxiliar no fluxo das ideias e argumentos.
Para ser um excelente orador, antes de qualquer coisa, precisamos realizar a doação! É preciso ter cuidado com o outro! Comunicação significa ação de tornar comum e, para que isto aconteça, precisamos estar sintonizados no outro, nos encontramos com o outro, no sentido nobre da palavra! Requer entrega.

Um excelente orador também se faz através dos treinos! Afinal, como em qualquer outra situação, precisamos ter o conhecimento para lapidar as habilidades! É preciso observar, estudar, treinar, treinar e treinar, avaliar, aprimorar.

Para destacar o ponto fundamental da metodologia aplicada em meus cursos é: o início de qualquer discurso, o ponto de partida, não é o que você quer dizer, mas o que o outro quer ouvir ou o que o outro precisa ouvir.

Somos vendedores de ideias, negociadores de argumentos, devemos pois, seguir o imperativo das técnicas de vendas: buscar a satisfação do outro. Vender geladeira ao pinguim é voltar ao passado! O futuro requer pessoas preparadas para mapear o desejo ou a necessidade do pinguim. Caso ele esteja no Nordeste, aí sim, conseguimos fechar uma venda casada de freezer, geladeira, potes de sorvetes e tantas outras coisas. Foco no cliente! Em oratória: foco no ouvinte!

Para finalizar: três dicas de alcance de todos e que podem fazer maravilha em sua apresentação de projeto, pitch ou negociação:

  1. Empatia em primeiro lugar: na comunicação não importa o mundo ao redor do seu umbigo! Perceba o outro! Como trabalhar a sua comunicação para chegar até o outro? Como despertar desejo no que você está dizendo? O que encanta o teu público?.
  2. Ofereça o tripé da compreensão: FALE! MOSTRE! CRIE EXPERIÊNCIAS!
    Cada um de nós tem predominantemente uma forma de compreender a comunicação: alguns compreendem melhor através do que ouvem, outros compreendem melhor através do que veem e outros compreendem melhor através da experimentação. Na medida do possível, provoque estas três percepções! De forma harmônica crie experiências que toquem todos os sentidos de seus interlocutores!
  3. Quando possível, certifique-se da satisfação do seu público: solicitar feedbacks podem ser um balizador de como estamos sendo
    compreendidos, se a nossa comunicação está de fato eficaz. Desta forma, podemos ressaltar os nossos pontos fortes e buscar a melhoria do que se fizer necessário.

Se tivéssemos a máquina do tempo para voltar ao passado, poderíamos passear em algumas épocas e perceber que muitos dos valores essenciais de uma boa comunicação ficaram esquecidos ou estão perdendo a força em meio à este desenrolar frenético dos novos relacionamentos: o valor de uma palavra, a paradinha para o café da tarde com as pessoas que admirávamos, aquela conversa com a família na calçadas de casa, as cartas e telegramas com boas novas…

Quanto à maquina para o futuro? Ah! Esta não precisamos! O futuro começa em cada novo minuto presente! A comunicação que temos hoje determina a saúde dos nossos relacionamentos futuros, sejam eles pessoais ou profissionais! Quando todos compreenderem que comunicação é encontro, expressar-se em público ou em qualquer outra situação será um ato de amor ao próximo.

 

Fonte/Autor por:  Fabiana Rolim