Retorno é essencial para desenvolver as competências dos colaboradores e garantir o sucesso das empresas
Ao realizar um projeto ou mesmo uma atividade cotidiana dentro das companhias, os colaboradores esperam pelo menos uma palavra ou direcionamento dos seus gestores. Mas, infelizmente, não é isso que acontece em muitos casos. “Líderes esquecem a importância de um bom feedback para garantir o sucesso daquela equipe e daquele ambiente. Você não pode presumir que a outra pessoa saiba o que tem que fazer e que reconheça sozinha onde errou ou acertou”, explica o master coaching Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC).
Para França o fato de não conversar com os subordinados ou reunir o time para buscar os erros e apontar os acertos pode ser um verdadeiro problema para quem quer alcançar o sucesso. “Se você não consegue, ou pior ainda, não quer fazer essa análise e dividi-la com os outros, você está no emprego errado e na posição errada”, diz. “Ser um líder parte do pressuposto de que você precisa guiar aqueles que estão abaixo. Você precisa ser um modelo e dar uma direção. E isso não existe sem uma conversa e troca de experiências, até porque só se aprende errando. O retorno é um exemplo de inteligência interpessoal e, mais do que isso, um ato de respeito”, pontua.
A ausência de feedback é um dos fatores que os profissionais mais apontam como sendo a causa para trocarem de emprego, por isso gestores precisam estar atentos para não perderem seus melhores colaboradores. “O retorno sobre as atividades é uma forma de motivar. Não tem segredo. Para manter alguém dentro da sua empresa é preciso comunicação e isso só se faz a partir de um contato direto e transparente”, finaliza.