A maioria dos brasileiros tem a mania de deixar tudo para a última hora e, segundo 42% dos contadores consultados em levantamento do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP), a premissa também é válida para a declaração do Imposto de Renda. Até agora mais de 5 milhões de declarações já foram entregues em todo o país, mas de acordo com a expectativa, o total de 28 milhões de documentos esperados só deve ser atingido próximo ao fim do prazo, em 29 de abril.
Ainda de acordo com o levantamento, 38% dos entrevistados esperam que mais contribuintes busquem um profissional de contabilidade para evitar transtornos com a malha fina. Apenas 20% dos contadores consultados acreditam que aumentará o número de pessoas preenchendo a declaração por conta própria. “A capacidade do Fisco para cruzamento de informações aumentou, sendo possível identificar omissões ou até mesmo fraudes nos documentos. Contar com o auxílio de um profissional diminui muito os riscos”, justifica Márcio Massao Shimomoto, presidente da entidade.
O levantamento do Sescon-SP consultou mais de 700 associados e filiados no Estado de São Paulo durante o mês de março.
Fonte: Sescon/SP
SOBRE O SESCON-SP E AESCON-SP
Desde 1949, o SESCON-SP e a AESCON-SP conciliam a prestação de serviços à luta permanente em prol dos interesses dos empreendedores e dos contribuintes brasileiros. Representa quase 18 mil empresas contábeis e mais de 84 mil de assessoramento no estado de São Paulo.
Fonte/Autor por: GT MARKETING E COMUNICAÇÃO