Com as realidades de rotinas cada vez mais diferenciadas, o que já era uma ferramenta de melhorias tem ficado ainda mais interessante: os sistemas de ERP, aqueles que centralizam informações e gerenciam fluxo durante todos os processos de desenvolvimento das empresas, agora podem ser acessados na tela do celular, em qualquer lugar que o gestor esteja, facilitando ainda mais a tomada de decisões importantes.
Os sistemas de ERP abrangem todas as etapas da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, vendas, recursos humanos, logística, contratos, entre inúmeras funções aplicáveis a varejos, comércios e indústrias, oferecendo aos gerentes e diretores controle total sobre os processos e fornecendo informações importantes de forma objetiva.
Já há algum tempo, as empresas de tecnologia tem investido em deixar as opções mais práticas, e a utilização de ERP em Nuvem já era um avanço para que essas informações fossem compartilhadas com os responsáveis mesmo que estivessem fora da empresa.
“Já temos no mercado como integrar os sistemas de ERP a aplicativos para celular. Deixando a tomada de decisões literalmente na mão dos gestores”, brinca Ivan Tápia, Diretor de Projetos da Aksum IT Services, empresa especializada em soluções em tecnologia.
Para Tápia, o mercado brasileiro começa a experimentar cada vez mais soluções que permitem aos empresários desacelerarem um pouco e tirarem uns dias de descanso, já que é possível implantar soluções que melhoram não apenas o desempenho da empresa, mas que também permitem que os gestores tomem decisões mesmo em uma viagem com a família.
“Os sistemas não servem apenas para melhorar o desempenho da empresa. Claro que esse é ponto principal dos produtos, mas a tecnologia também caminha para dar mais liberdade aos profissionais, que podem trabalhar de qualquer lugar do mundo”, completa.
O Brasil tem se desenvolvido cada vez mais na área de tecnologia. Hoje já é possível utilizar sistemas nacionais para o gerenciamento dos processos produtivos de empresas e indústrias. Tápia lembra que “tecnologia nunca pode ser enxergada como custo, mas sim, como investimento, pois são desenvolvidas para reduzir os custos durante os processos”.
O profissional enfatiza que atuam com softwares nacionais nas implantações para seus clientes e que isso gera economia já no processo de compra e implantação. “O objetivo dos sistemas ERP são justamente a redução de custos e a melhoria do desempenho da empresa, porém, os softwares importados tem um valor inicial alto de investimento e licenças de uso com valores mais altos. Já os nacionais, além de serem mais acessíveis durante o investimento inicial, também são programados para conversar com a base de informações legislativas e tributárias do Brasil, facilitando ainda mais os processos”, finaliza.
Fonte/Autor por: Arebo Comunicação