Hoje vamos falar sobre outra situação que os empregadores tem que solucionar quando o assunto é controle de jornada de trabalho: como controlar o horário dos funcionários externos?
Se a sua empresa tem colaboradores que podem trabalhar no formato home office ou fazem serviços externos, fica difícil saber que horas eles estão realmente trabalhando não é? Pois é. Essa falta de fiscalização na jornada pode comprometer a produtividade do seu colaborador e também os resultados da sua empresa. Então, qual seria a melhor maneira de saber qual hora e local o seu colaborador começou e parou de trabalhar?
Antes de falarmos sobre a solução dessa questão, vamos entender melhor como esse controle de jornada é um assunto realmente sério e digno da sua atenção, senhor empregador.
Você sabia que o trabalho externo não afasta o direito do trabalhador receber por horas extras? Mas você só vai saber se ele realmente fez hora extra se houver uma maneira de controlar os horários de início e término das atividades. A falta de registro impossibilita o funcionário de receber esses tipos de benefícios.
Sem o controle do ponto dos seus colaboradores externos você não saberá ao certo se ele está trabalhando as horas acordadas com a empresa, mesmo que esteja entregando resultados e batendo as metas.
Se você é um funcionário externo, entenda que não estar na empresa não quer dizer que você não precisa registrar seu horário de trabalho, pois isso é muito importante! No caso de entregadores, cobradores em domicílio, promotores de vendas, caminhoneiros, viajantes, e todos os tipos de serviços externos precisam ter o ponto em dia.
Agora você, colaborador, deve estar pensando:”-você acha que eu vou todo dia até a empresa só para bater meu ponto?”
E você, empregador, pode questionar:”-você quer que eu pague vale transporte aos meus colaboradores externos para que eles venham até minha empresa para bater o ponto?”
A resposta é: NÃO!
É nesse momento que vamos falar sobre soluções práticas e modernas para colocar os horários em dia, com conforto e segurança para todos. Ao utilizar um aplicativo de controle de ponto – como o Pontomais, por exemplo, você tem todo controle de entrada e saída do trabalho na palma da sua mão. O sistema é muito simples e você pode testar por 14 dias se quiser experimentar. Vale lembrar que se sua empresa tem até 10 colaboradores o sistema é grátis para sempre! =)
Você, empregador, terá todo controle das horas trabalhadas dos seus funcionários externos em um sistema simples e intuitivo, gerando relatório e banco de horas, registros de faltas e atrasos, tudo online. O departamento de RH vai amar!
Para registrar os horários, o colaborador deve baixar o aplicativo (disponível para iOS e Android) e registrar seu começo e término de trabalho. O empregador recebe essa informação juntamente com a geolocalização do funcionário, assegurando que esse está realmente em atividade devida.
Esse tipo de sistema de ponto online é vantajoso para as duas partes: o empregador tem sempre informações precisas sobre horários e localização dos colaboradores – mesmo que não estejam na empresa, e o funcionário tem um registro seguro de suas atividades, podendo receber horas extras e justificar atrasos, faltas e abonos!
Percebeu como é fácil? Que tal experimentar?
Fonte/Autor por: André Ferreira