×

Com o auditório lotado “A Vida que Vale a Pena ser Vivida” marca Congresso dos Corretores de Seguros

Fonte: CQCS

Consagrando o último bloco do último dia do 19º Congresso dos Corretores de Seguros, a palestra “A Vida que Vale a Pena ser Vivida” com o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Clóvis Barros Filho aconteceu no ultimo sábado (10). Com fala inicial aclamada sobre o posicionamento da vida que procuramos desde o começo da nossa existência humana, a abertura contou com apresentação do vice-presidente da FENACOR – Centro-Oeste, José Cristóvão Martins.

Clóvis começou sua palestra com irreverência, carregado de tons próprios, expondo que o conceito de vida boa atravessa séculos e o homem deixa registros históricos sobre o assunto com o passar do tempo e cita o mito da Odisseia, quando Ulisses naufragou e atravessou a ilha e encontrou-se com Calipso e se apaixonou, como exemplo, pois no fim da passagem de Ulisses, a ninfa Calipso propõe que o Odisseu virasse Deus e dessa proposição, Ulisses deixa a primeira lição do pensamento ocidental: “É preferível uma vida de humano vivida no lugar certo do que uma vida de Deus no lugar errado”, ou seja, a grande lição é do lugar de existência certo para cada um viver com sua especificidade.

O professor também cita a ótica de Aristóteles, com sua visão baseada na observação da natureza, o pensamento de Jesus Cristo voltado ao amor ao próximo e o pensamento de Rosseau, um dos principais filósofos do iluminismo como princípios de felicidade.

E termina a palestra defendendo que, por mais que existam fórmulas e conceitos ligados a felicidade, cada um nasce com um determinado papel para desempenhar e só é feliz quem se identifica e consegue exercer essa função. Com tom irreverente, a lição é passada para o auditório lotado.