×

Certificação digital amplia possibilidade de negócios para corretoras de seguros

Rodrigo de Almeida

Rodrigo de Almeida

A tecnologia que, vem se consolidando, oferece sigilo, agilidade e validade jurídica em transações eletrônicas.

A certificação digital vem se consolidando como um importante produto a ser ofertado pelos corretores de seguros. Além de receita direta, amplia os negócios em seguros, através do contato com pessoas e empresas que adquirem os certificados digitais. Como forma de possibilitar novas perspectivas para o mercado local, o consultor da Fenacor, Rodrigo de Almeida, falou sobre tema durante o VI Fórum Manaus Seguros.

Almeida explicou que o certificado digital é uma credencial que identifica uma instituição, seja ela empresa, pessoa física ou documento eletrônico.

“A minha missão é falar direcionado para corretores de seguro. Já que o tema é ‘Inovar é o caminho’, uma das iniciativas da Fenacor é um bichinho muito desconhecido ainda chamado certificação digital, que é na verdade a identidade do cidadão no mundo eletrônico – CPF, CNPJ, Nota Fiscal Eletrônica, etc”.

Durante a palestra Almeida esclareceu que os certificados digitais são compostos por chaves e assinatura de uma autoridade certificadora. “O arquivo gerado pelo certificado digital contém informações que garantem a autenticidade na relação existente entre a chave e uma pessoa física ou jurídica”

Para que os certificados digitais sejam aceitos em qualquer estabelecimento é necessário que o mesmo seja emitido por autoridades certificadoras de confiança. “ O processo de aquisição de um certificado digital é online. A pessoa física e/ou jurídica acessa o site de uma autoridade certificadora, que disponibiliza o serviço, e realiza a compra do certificado digital”.  Após a aquisição do certificado é necessária uma validação por uma autoridade de registro. Essa validação é que garante a segurança da identidade do usuário.

“Essa é uma atividade que os corretores de seguros vêm desenvolvendo ano a ano, mas ainda é muito concentrado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Onde já tem mais de 400 corretoras de seguro fazendo isso. E estou apresentando esse produto para os demais estados do país”.

Para ele é uma novidade que atende as expectativas do mote do evento ‘Inovar é o Caminho’. “ É uma forma de apresentar novas possiblidades para os corretores que participam do evento. Eu digo até tentar desvendar, porque considero isso um mistério, são quantos corretores de seguros nesse país? 80mil, 90 mil, é difícil você chegar com essa informação em todos os cantos do país. Mas, hoje, no mercado, ou você inova ou morre”.

 

Fonte: Sincor- AM/RR