A carteira de identidade profissional de corretor de seguros estará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, somente para os corretores de seguros já recadastrados. No ato da solicitação do documento, o profissional deverá pagar o valor de R$ 41,16, segundo consta do site da Susep.
Conforme a Circular 551/17 da Susep, os corretores de seguros que não tiverem interesse em obter a carteira de identidade profissional poderão comprovar sua habilitação por meio de certidão extraída no site da Susep.
A distribuição das carteiras de identidade profissional será realizada pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor), mediante acordo de cooperação técnica.
Para retirada da carteira, o corretor de seguros deverá comparecer a local a ser indicado pelo Ibracor, munido da confirmação de pagamento, recebida por e-mail, e de um documento hábil de identificação civil, com foto, para fins de conferência dos dados pessoais.
Em caso de constatação de erro ou de qualquer divergência material, a carteira deverá ser devolvida, imediatamente, ao Ibracor, para fins de correção e substituição.
Na hipótese de erro ou divergência material decorrente de informação incorreta, incompleta ou imprecisa constante do pedido de recadastramento, caberá ao corretor de seguros solicitar a emissão de nova carteira de identidade profissional.
O Ibracor poderá celebrar acordos de cooperação operacional, com a finalidade de orientar os corretores de seguros sobre a distribuição das carteiras de identidades profissionais.
Escrito por Fenacor