
Fachada Banco Caixa Econômica Federal na Av. Paulista em São Paulo | Foto de Daniel Teixeira – Estadão
Os beneficiários do Auxílio Brasil estão reclamando de contratação de seguro como condição para concessão do empréstimo consignado na Caixa Econômica Federal. De acordo com informações do jornal EXTRA, uma das usuárias do benefício relatou que tem um empréstimo no Caixa Tem e recebeu a mensagem sobre o consignado, ao tentar contratar o crédito pelo aplicativo e foi negado.
A mulher ainda contou que foi ao banco, mas a agência estava fechada. Ela então teria ido a uma casa lotérica na mesma rua da agência e a atendente informou que estava sem sistema.
A beneficiária foi no banco no dia seguinte e chegando lá foi informada que teria que contratar um seguro para ter acesso ao crédito consignado. Depois ela se dirigiu a uma lotérica e tentou, novamente sem sucesso, a obtenção do empréstimo.
Procurada, a Caixa informou ao EXTRA que não condiciona a liberação do crédito à contratação de qualquer seguro.
“Quanto à disponibilidade de contratação do seguro pelo canal Caixa Tem, são informadas as opções ‘com seguro’ e ‘sem seguro’, que aparecem desmarcadas para que o cliente faça a opção, além de ser evidenciada a alteração dos valores do contrato. Toda a jornada de contratação no canal usa linguagem simples e usabilidade simplificada, de forma a garantir melhor compreensão por parte do público. No caso do valor da prestação, ela é também definida pelo cliente, tendo como limite o valor máximo de consignação”, informou em nota.
Fonte: CQCS I Luana Neiva