O Ministério da Saúde acaba de lançar uma nova campanha sobre a importância da vacinação em todas as fases da vida. Muitas pessoas deixam de atualizar a caderneta de vacinação por inúmeros motivos que vão desde o esquecimento até questões ideológicas e dúvidas sobre a efetividade e a segurança das vacinas.
As doses feitas no Brasil são seguras e evitam o agravamento de doenças, internações e até mesmo óbitos. Sua produção atende a todo o processo de qualidade exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma referência internacional de política pública de saúde. Por meio da vacinação já foram erradicadas doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite.
Ao receber a vacina, o corpo detecta a substância e produz uma defesa, os anticorpos, que permanecem no organismo e evitam que a doença ocorra no futuro.
A vacina não deve ser aplicada somente em crianças, é muito importante atualizar a vacinação em todas as idades para evitar o retorno de doenças já erradicadas ou eliminadas. O acompanhamento do calendário de vacinação do Ministério da Saúde é, portanto, uma importante maneira de manter a carteira sempre atualizada.
Quanto mais pessoas são imunizadas, menores são os riscos de se transmitir e contrair enfermidades e, assim, contribuir para que as futuras gerações não conheçam e não sofram com doenças infectocontagiosas.
Escrito por ANS