A CNseg tem buscado ampliar a comunicação com a sociedade esclarecendo dúvidas e conceitos do mercado segurador e para isso foi criado o Canal Seguro que tem a missão de esclarecer a população acerca dos produtos e serviços oferecidos pelo setor de seguros, com uma programação com entrevistas, debates e colunas de especialistas. No boletim dessa semana, o presidente da entidade, Marcio Coriolano fala sobre como é feito o cálculo do seguro.
O assunto inaugura a série “Por dentro da seguradora” que tem como objetivo esclarecer o processo e as contas que resultam no preço de determinado produto. Afinal, como se calcula a proteção de bens valiosos, como a saúde e a vida?
No programa, Coriolano explica que o custo básico dos seguros é orçado pelos atuários com base em contas de probabilidade. Tendo em mãos a análise, o profissional a multiplica pelos valores médios de determinado bem: “Para cada bem a ser assegurado, o atuário calcula a possibilidade de haver uma indenização. Pode-se imaginar tantas outras possibilidades, desde uma usina nuclear até um plano de previdência”, esclarece.
Devido a sua diversidade, no entanto, os seguros de cada segmento podem também levar em conta diferentes aspectos adicionais ao cálculo. Por isso, Coriolano destaca: “Quando tiver dúvidas, pergunte ao corretor de seguros. Ele existe para lhe apoiar na escolha de um seguro que melhor o atenda e que caiba no seu bolso, sempre”.
Desde seu lançamento, em março deste ano, o Papo Seguro soma sete episódios nos quais aborda temas como a análise de riscos no setor, o papel dos canais de atendimento e a importância da transparência na relação entre a seguradora e a população. A coluna semanal, apresentada por Coriolano, visa facilitar o entendimento do consumidor acerca do funcionamento do mercado e, acima de tudo, de seus direitos enquanto segurado.
Escrito por CQCS | Sueli Santos