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Taxa de franquia tende a ser reajustada conforme crescimento da rede

Especialmente no início da expansão, marcas cobram valores menores para atrair franqueados e proporcionar melhor estrutura mais adiante

O novo franqueado já ingressa em uma marca muito mais consolidada e estruturada em relação àqueles que participaram de todo o nosso crescimento. Por isso, é natural e inevitável que ele entenda a razão do aumento
Não raro, redes de franquias iniciam o processo de expansão cobrando uma Taxa de Franquia que atraia investidores devido ao baixo valor. Entretanto, com o passar do tempo, por conta do desenvolvimento da rede, algumas delas acabam reajustando seus preços. Especialistas do setor costumam argumentar que não é possível estabelecer um preço exato, com embasamento numérico. Isso porque, em sua maior parte, a taxa de ingresso leva em consideração o ativo intangível, que é a força da marca, além do sistema de implementação de suas unidades recém-abertas.

“Treinamento bem desenvolvido, implantação de unidades por meio de consultores comerciais e de campo, fortalecimento de sistema de gestão e de estrutura digital, marketing, posicionamento da marca no mercado, entre muitos outros fatores, levam uma rede a aumentar sua taxa”, explica Allan Comploier, diretor e fundador da Master House Manutenções e Reformas . Fundada em 2012, a marca aderiu ao franchising em 2014 e, desde então, já passou por quatro alterações de valores, sendo que a quinta está prevista para ocorrer dia 05 de dezembro deste ano, saltando de 30 mil reais para 40 mil reais.

Para Comploier, que acaba conquistar seu franqueado de número 60, além da predeterminação da periodicidade do aumento da taxa – da sua rede acontece semestralmente –, o aprimoramento do sistema, a contratação de novas pessoas para auxiliar os franqueados a terem sucesso, o melhoramento contínuo da rede e renovação de materiais offline e das páginas online exigem que sejam realizadas adaptações. “O novo franqueado já ingressa em uma marca muito mais consolidada e estruturada em relação àqueles que participaram de todo o nosso crescimento. Por isso, é natural e inevitável que ele entenda a razão do aumento”, diz.

De acordo com o Grupo Cherto, consultoria especializada em franquias, as despesas com a divulgação do negócio em portais de franquia, revistas do segmento, eventos, anúncios, entre outros meios, para iniciar a busca por candidatos até encontrar o candidato com perfil e capital necessários para se tornar franqueado podem variar de 10 mil a 15 mil reais para cada novo franqueado. Estima-se que são necessários, principalmente para novas marcas, cerca de 90 cadastros para cada franqueado selecionado.

Ficha de Investimento para ter uma Master House

Investimento inicial: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil (até dia 05 de dezembro de 2016)
Faturamento: R$ 100 mil
Lucratividade: 25% a 35%
Royalties: R$ 880,00 a 5% do faturamento bruto
Fundo de marketing: R$ R$ 440,00 a 2% do faturamento bruto
Número de franquias: 60
Número de unidades próprias: 2
Retorno do investimento: 08 a 12 meses
Site de serviços: www.masterhousesolucoes.com.br
Site da franquia: www.franquiamh.com.br

 

Escrito por  Portal TOP Franquias