Consumidores cada vez mais habituados ao mundo digital esperam que os serviços oferecidos pelo mercado segurador sigam na mesma linha, sendo mais personalizados e proativos no atendimento às suas demandas. E para atender a essa expectativa, o setor tem investido forte em tecnologia, tendo como uma das apostas a inteligência artificial. E, para isso, conta com a ajuda do Watson, o supercomputador da IBM que ficou famoso há alguns anos ao vencer, competindo com humanos, um conhecido programa de perguntas e respostas da TV americana.
Assim, quando um cliente entrar em contato com o call center, a seguradora saberá, imediatamente, quem está do outro lado da linha e quais produtos ou serviços ele tem contratado com a empresa, contribuindo para soluções mais rápidas e efetivas dos problemas. E na mesma ligação, acessando informações públicas de outras bases de dados, como as disponibilizadas nas redes sociais, por exemplo, a inteligência artificial também saberá contextualizá-las para identificar que produtos e serviços em potencial o consumidor poderá demandar futuramente, adiantando-se para oferecê-los.
Com isso, as seguradoras esperam que esses serviços possam contribuir para o crescimento da base de clientes e de sua retenção, na redução do número de reclamações, para uma mais rápida e efetiva resolução de problemas, entre outras vantagens.
E para quem acha que esse é um cenário ainda distante, o Banco Bradesco já testa um sistema capaz de fazer recomendação de investimentos aos clientes baseado no Watson. Nessa primeira fase, só os gerentes podem conversar com a máquina mas a expectativa é que, em 2017, os clientes já possam utilizar a ferramenta, também por meio de chats escritos, escolhendo produtos financeiros, como empréstimos e seguros.
Escrito por Cnseg