A DEKRA, líder global em inspeção veicular e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil, adverte o mercado de frotas e locação para a importância da gestão dos veículos no momento da devolução, evitando prejuízos às locadoras. Segundo levantamento recente da multinacional alemã, para cada carro vistoriado no ano de 2015, a DEKRA identificou uma média de R$ 1.900 em avarias, que podem ser cobrados da empresa locatária. Já entre janeiro e dezembro de 2014, esse valor estava em R$ 1.540.
“O aumento do valor médio das avarias, acontece, sobretudo por dois fatores: tipo da frota (utilitária x executiva), mas também pelo prolongamento dos contratos, o que aumenta o valor das avarias, em função do aumento dos meses de locação, então se por um lado as locadoras conseguem fidelizar o cliente por mais tempo, do outro aumenta o risco no momento da venda dos veículos, pela diminuição do valor residual ao logo do tempo e pelos danos provocados nos veículos”, afirma Miguel Silveira, diretor da DEKRA Automotive Solutions.
Dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostram que a frota nacional de veículos disponíveis para aluguel totalizou 773.222 unidades, divididos em 7.348 pontos de locação. Ainda segundo a entidade, a terceirização de frota é responsável por 58% dos contratos do setor.
“O valor das avarias, apurado pela DEKRA, representa cerca de 6.8% do valor comercial dos veículos. A correta aplicação das regras dos contratos de locação, no momento da devolução dos veículos, permite não só uma recuperação do valor para as locadoras, no momento da venda do veículo usado, como garante uma total transparência no processo de devolução para os locatários” salienta Silveira
As vistorias servem para averiguar avarias, identificar os equipamentos obrigatórios (chave de roda, estepe, macaco e triangulo), acessórios, entre outros itens. Todo o processo leva aproximadamente 30 minutos para ser finalizado. Os danos mais frequentes são riscos, danos nas calotas e amassados. Cada cliente é único. “A DEKRA consegue personalizar a regra de cobrança dos danos conforme necessidade de cada cliente”, salienta o executivo.
Fruto de grandes investimentos em TI, o processo hoje está cada vez mais rápido. As vistorias são realizadas através de PDA, permitindo acesso aos resultados da vistoria em tempo real. ” Neste negócio, o tempo de imobilização dos veículos é um fator crítico de sucesso, e a vistoria de devolução dos veículos é o ponto de partida para permitir o encerramento do contrato e proceder à venda dos veículos”.
No Brasil, os serviços de gestão de usados da DEKRA tiveram início em 2011, com sete pontos de atendimento. Atualmente, a empresa tem capilaridade nacional, estando presente em 26 estados. O serviço pode ser realizado nos postos de atendimento DEKRA, in-company ou nos pátios das locadoras.
Sobre o Grupo DEKRA
Fundada em 1925, a DEKRA é líder em teste de segurança de veículos automotores na Europa e líder mundial em inspeção técnica veicular. Organizada em três unidades de negócios – DEKRA Automotivo, DEKRA Industrial e DEKRA Personal, suas 180 empresas consolidadas empregam mais de 35 mil colaboradores, nos mais de 50 países em que atua. Com sede em Stuttgart, Alemanha, atingiu faturamento de 2,5 bilhões de euros em 2014, empregando mais de 35 mil colaboradores.
No Brasil desde 1995, a empresa avalia R$ 60 bilhões em riscos anualmente. Possui operações em todos os estados brasileiros e uma rede de cobertura em mais de 4800 municípios, além de atender toda cadeia do setor automotivo, como seguradoras, financeiras, corretores, montadoras, locadoras, centros automotivos, concessionárias entre outros.
Sobre a Trama
Há 20 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.
Fonte/Autor por: Trama Comunicação