A Escola Nacional de Seguros está preparando a segunda edição do Estudo sobre Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, que visa fazer uma avaliação a respeito de como se dá a inserção das mulheres no setor de seguros brasileiro e na sociedade, em geral.
Utilizando questionários e entrevistas, avaliações de indicadores sociais e econômicos e comparações com outros setores, a pesquisa procurará também identificar quais os fatores motivacionais e vantagens competitivas dessas profissionais em relação aos homens, além de identificar os principais produtos de seguros existentes para as mulheres no mercado brasileiro.
Com a primeira edição lançada em novembro de 2013, pôde-se identificar uma tendência de crescimento da participação feminina em números percentuais no setor. Em 2000 eram 49% e, em 2013, já eram maioria, com 57%. O valor dos salários, entretanto, não acompanhou esse crescimento. Em 2013, as mulheres ficavam com 70% dos menores salários, enquanto os homens estavam em 69% dos melhores cargos.
Para a edição de 2016, serão enviados dois modelos de questionários para as empresas seguradoras. O primeiro deverá ser respondido por profissional do departamento de Recursos Humanos e, o segundo, pelas lideranças femininas do setor. Ambos deverão ser devolvidos até 31 de maio, para tempo hábil de tabulação.
Fonte/Autor por: Cnseg