×

Médico do Hapvida realiza 1ª videocirurgia cardíaca de revascularização do Ceará

Procedimento inédito no Estado é minimamente invasivo, garantindo rápida recuperação do paciente

O Ceará teve as primeiras videocirurgias cardíacas de revascularização minimamente invasivas. Realizadas no Hospital Aldeota, do Sistema Hapvida, as cirurgias conhecidas popularmente como ponte de safena, foram feitas em dois pacientes, um homem de 62 anos e uma mulher de 49 anos.

O procedimento, inédito no Estado, é considerado minimamente invasivo, pois requer uma incisão de até 8 centímetros no paciente sem precisar serrar nenhum osso. Enquanto a metodologia realizada normalmente para uma ponte de safena requer uma incisão longitudinal (na vertical) de até 30 centímetros, sendo ainda necessário serrar o osso externo, e o afastamento das costelas para o acesso ao coração.

Ambas as operações foram chefiadas pelo médico do Sistema Hapvida, Dr. Adriano Milanez, que consistia em inserir uma câmera no corpo dos pacientes a fim de guiar os profissionais em todo o procedimento. Com isso, foi retirada parte da artéria mamária, permitindo um novo caminho para o sangue no coração. A ligação dos vasos no coração foi feita com a incisão final, do tamanho semelhante ao que é realizado em operações de apendicite.

O Dr. Milanez, que estudou o tema em sua tese de doutorado, foi convidado pelo Sistema Hapvida para implementar a de operação no Ceará. Segundo ele, este procedimento permite aos pacientes uma recuperação bem mais rápida e com menor possibilidade de complicações como infecções pós-operatórias. A recuperação neste tipo de procedimento chega a ser de uma semana e o paciente já pode retornar às atividades, enquanto no procedimento normal o afastamento das atividades diárias pode chegar até 60 dias.

SOBRE O HAPVIDA

Com mais de 3,2 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 16 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Fonte/Autor por:  CDN – Comunicação