Será inaugurada em maio a primeira clínica da Rede Meu Doutor, que prevê a implementação de mais 10 clínicas médicas em pontos estratégicos da região metropolitana de São Paulo. “O projeto Meu Doutor é um desafio enorme. Com consultas a preços acessíveis, vamos levar ao público de baixa renda médicos que atendem nos melhores hospitais de São Paulo”, explica o cardiologista Maurício Serpa, um dos idealizadores do projeto. “Um planejamento complexo, mas muito promissor”.
Com o objetivo de garantir atendimento médico de qualidade em diversas especialidades à população, a Rede Meu Doutor se insere dentro de um novo sistema suplementar de saúde que oferece uma alternativa à rede pública e aos convênios. “Hoje sabemos que o acesso a médicos especialistas, tanto pelo sistema publico quanto pelo privado, tem uma demanda reprimida cada vez maior, não permitindo que todos tenham acesso digno, rápido e eficiente”, explica o Dr. Thiago Caetano, pediatra e sócio de Maurício nesta iniciativa.
A primeira clínica começa a funcionar na 2ª feira, 9 de maio de 2016, na região do Grajaú. A unidade São José vai oferecer consultas com mais de 10 especialistas, incluindo pediatras, ginecologistas, cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais. Os valores variam de R$ 89,00 a R$ 120,00. “Vamos oferecer um atendimento de qualidade, com hora marcada, sem que ninguém precise ir para longe ou perder horas do seu dia para passar com o médico”, enfatiza o Dr. Maurício Serpa.
As consultas poderão ser agendadas pelo site www.meudoutor.com.br ou pelo telefone 0800 892 1050. Os grandes diferenciais oferecidos pela clínica são a localização, próxima à casa dos pacientes, o agendamento prévio e o atendimento humanizado – a agenda de cada médico vai levar em conta um tempo mínimo que deve ser dedicado para cada paciente e a clínica vai manter um histórico completo dos casos, para garantir um acompanhamento rigoroso.
As clínicas da Rede Meu Doutor não atendem casos de emergência, que devem ser encaminhados aos hospitais e prontos-socorros da região. Mas, a consulta e acompanhamento por médicos especialistas ajudará a diminuir os casos de crise e urgência. A criação de diversas clinicas em pontos estratégicos da região metropolitana de São Paulo, não só permitirá o acesso da população a cuidados médicos especializados, como também irá desafogar o SUS. “Parte da lotação do sistema público de saúde acontece por problemas crônicos que se tornam emergências por falta de orientação e acompanhamento médico adequado”, explica Thiago.
Descobrindo necessidades e estabelecendo vínculos
A escolha do primeiro endereço levou em conta uma pesquisa prévia das diferentes regiões de São Paulo, com dados oficiais da prefeitura. Após confirmar a grande necessidade do local por serviços médicos de qualidade, um trabalho intenso de aproximação com a comunidade foi realizado. Reuniões com líderes comunitários e uma pesquisa com cerca de 1000 famílias foram os primeiros passos. A contratação de moradores da região para as funções administrativas e operacionais da clínica também fez parte deste processo.
“O relacionamento próximo com a comunidade é fundamental. Antes de definir quais seriam as especialidades oferecidas, ouvimos dos nossos futuros pacientes quais eram as principais queixas familiares em relação à saúde”, diz o Dr. Maurício. “Além disso, vamos realizar, uma vez por mês, eventos que tragam para as pessoas informações sobre saúde, bem estar e atitudes necessárias para cuidar bem da gente e da nossa família. Mais do que tratar, queremos prevenir qualquer problema de saúde”.
Agenda positiva
O primeiro evento com a comunidade aconteceu no dia 2 de abril e foi voltado especialmente para as mulheres, com palestras de uma ginecologista, sobre o corpo da mulher e os cuidados necessários nas diferentes fases da vida, e de uma advogada, que falou sobre os direitos da mulher.
No sábado, dia 16 de abril, os médicos e a equipe da Clínica Meu Doutor receberam as pessoas da região para um café da manhã e palestra para toda a família sobre a saúde e cuidados com o corpo e com a mente. No encerramento, o ator e psicólogo Robson usou o teatro e o bom humor para mostrar ao público que existe uma maneira positiva de lidar com quem está doente.
Nos dois encontros, foram distribuídos vale-consultas entre os participantes e, no terceiro evento, e último antes da inauguração, serão realizados testes de glicemia, pressão, diabetes, obesidade e sobrepeso. As pessoas que apresentarem alguma alteração nas suas medições serão encaminhados imediatamente para uma consulta com um médico especialista.
O evento de inauguração está agendado para o sábado, dia 7 de maio, e vai acontecer na própria clínica (Rua Venâncio Poletti, 224 – Vila São José). “Este contato com as pessoas que vivem onde vamos trabalhar é muito importante. Para cuidar bem das pessoas, precisamos estar presentes e entender seus problemas”, reforça o Dr. Thiago Caetano.
Serviço:
Inauguração da 1ª clínica da Rede Meu Doutor
Sábado, dia 7 de maio de 2016
Rua Venâncio Poletti, 224, na Vila São José
Exames oferecidos gratuitamente:
Teste de Glicemia
Cálculo de Índice de Massa Corporal
Aferição de Pressão Arterial
Ausculta Cardíaca
Pessoas que apresentarem alterações significativas nos testes serão encaminhadas para uma consulta com médicos especialistas imediatamente.
Fonte/Autor por: Planeta Seguro