Imagine uma ferramenta que lhe dê acesso direto ao seu cliente, facilitando a oferta de novos produtos e garantindo uma negociação rápida e eficiente. Esse novo canal de vendas também lhe permitiria reduzir custos com a emissão de documentos, tudo isso de forma legalizada, atendendo a circular no 294 da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Parece sonho? Nada disso! Essa ferramenta já é uma realidade e está ao alcance das seguradoras. Ela pode facilitar o seu dia a dia e aumentar os lucros da empresa.
Essa novidade chama-se eSegurado. “Trata-se de um conjunto de sistemas e aplicativos que possibilita às seguradoras realizarem suas transações comerciais e financeiras usando a internet de maneira prática, ágil e legal”, explica o diretor de tecnologia da Idexa, Sandro Camata, responsável pela área de tecnologia do novo produto.
Além de todas as características já descritas, o eSegurado ainda oferece vários recursos, como: solicitação de renovação de seguro, aviso de sinistro, envio de notificações aos segurados, consulta de apólices pelos segurados, solicitação de envio de kit impresso de apólice, envio de e-mails de confirmação e aviso de eventos financeiros, entre outros.
O eSegurado pode ser acessado por aplicativos móveis nos ambientes Android e Apple (iOS), oferecendo todas as funcionalidades da sala do segurado, otimizadas para o dispositivo móvel.
Módulos customizáveis
O eSegurado pode ser totalmente customizado para atender às necessidades de cada seguradora. “Cada funcionalidade pode ser habilitada individualmente e o visual da aplicação móvel e do site são ajustados para seguir a identidade visual da seguradora”, explica Camata.
Exigências legais
O eSegurado segue todos os itens da resolução CNSP nº 294, de 2013, que dispõe sobre a utilização de meios remotos nas operações relacionadas a planos de seguro.
“Tivemos a preocupação de respeitar todas essas exigências para que o produto garantisse total segurança, tanto para as seguradoras quanto para corretores e segurados”, destaca o diretor administrativo da Idexa, Ricardo Busato, que é o responsável pela área de definições de funcionalidades do eSegurado.
Entre as exigências da Susep, está a Comprovação de Autoria, que é uma assinatura de apólices no formato PDF com certificado digital da seguradora, o que dá a segurança necessária para a contratação do seguro. Há, ainda, o envio obrigatório do número do protocolo nas operações de venda remota e segurança, garantida na troca de dados. Está prevista, inclusive, a desistência por arrependimento, por parte do cliente.
Por meio do E-mail Registrado, outra exigência da norma 294, toda a negociação entre seguradora e segurado fica registrada, dando a ela validade jurídica.
Quais são os custos de contratação?
O eSegurado pode ser contratado serviço a serviço. Portanto, os custos dependem das opções contratadas. Os serviços podem ser adquiridos por meio de custos mensais fixos ou por item efetivamente utilizado.
Benefícios para a seguradora
– Com o eSegurado, a empresa de seguros passa a ter um novo canal de vendas, o que vai lhe permitir oferecer sua vasta gama de produtos para toda a sua base de clientes de maneira rápida e dirigida.
– A venda eletrônica reduz o custo de emissão de documentos físicos e reduz os gastos operacionais.
– Além de vender novos seguros, o eSegurado também permite realizar renovações de apólices.
– O eSegurado permite maior aproximação com o segurado, já que é um novo canal de relacionamento com o cliente. A ferramenta permite que a seguradora envie notificações diretamente para os aparelhos móveis (tablets e celulares) de seus segurados.
– O eSegurado é uma tecnologia mais próxima das próximas gerações, que são clientes potenciais do segmento.
– O produto confere à seguradora uma imagem de modernidade, ligada aos avanços tecnológicos.
– Segurança em todas as transações, já que o eSegurado atende a todas as exigências da resolução nº 294, estabelecida pela Susep.
Benefícios para o segurado
– Acesso desburocratizado aos dados de sua apólice, podendo consultá-la sempre que necessário.
– Permite um canal de comunicação direto com a seguradora.
– Oferece facilidade na hora de abrir sinistros e para acompanhar todo o processo.
– Facilidade para solicitar assistência.
– O eSegurado permite que o próprio segurado faça a emissão de boletos e segundas vias.
Benefícios para o corretor
– Novo canal de vendas que permite ao corretor trabalhar sem precisar sair do escritório.
– Toda a negociação pode ser feita pelo telefone ou diretamente pelo aplicativo.
– O corretor não terá mais a obrigação de guardar toda a documentação impressa, já que os documentos serão digitais.
A Idexa
A Idexa é uma empresa capixaba, sucessora da Conexo Projetos e Sistemas, que desde 1998 atua em soluções direcionadas a empresas seguradoras. Entre seus principais clientes está o Banestes, que é detentor da Banestes Seguros.
A empresa é composta por profissionais com larga experiência em tecnologia e informação de processos operacionais. Os analistas e consultores são capacitados e constantemente treinados para promover o atendimento da oferta de produtos de forma integrada às necessidades dos clientes.
Entre os principais diferenciais da Idexa está o fato de oferecer soluções que permitem a integração de produtos de maneira ágil e eficiente, possibilitando que os seguros dos clientes sejam disponibilizados ao mercado a preços competitivos e com abrangência, nos mais variados tipos de canais de distribuição.
Devido à experiência adquirida no desenvolvimento de trabalhos profissionais efetuados por sua predecessora nos vários anos de consultoria e desenvolvimento tecnológico, a Idexa adquiriu experiência na formação de soluções para segmentos em variadas áreas, como Patrimoniais (Automóvel e Residencial) e de Pessoas (Acidentes Pessoais, Vida em Grupo e Prestamista) e Previdência (VGBL). E soma-se, agora, a disponibilidade de comercialização de tais produtos em plataforma eletrônica.
A Idexa oferta de maneira integrada ou segregada soluções e produtos nas mais diversas etapas dos processos operacionais para uma seguradora.
Fonte/Autor por: Katiuscia Comarella