Levantamento realizado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas (GVCef) aponta que aproximadamente 10% dos fundos multimercados atualmente disponíveis tiveram consistência de resultados em um período de cinco anos. Com dados de toda a indústria de fundos de investimento abertos à captação e com patrimônio líquido superior a R$ 5 milhões, a metodologia do estudo teve como foco a consistência do desempenho médio medido por meio de retornos absolutos, com dados atualizados até outubro de 2015.
Após a aplicação de filtros e critérios para a pesquisa, chegou-se a uma amostra de 422 fundos, sendo 108 multimercados e 314 de renda fixa. Para cada semestre, o conjunto de aplicações foi classificado de acordo com seu retorno semestral. Em seguida, foram distribuídas “medalhas” em linha com a classificação obtida. Dessa maneira, os primeiros 10% em rentabilidade no semestre obtiveram medalhas de ouro, com prata para os 15% melhores seguintes e bronze para os seguintes 15% em rentabilidade.
De acordo com o estudo, o fundo ****** Inversion Plus conquistou a primeira colocação no ranking de consistência de desempenho desde o início de sua cotização até o dia 30 de outubro de 2015. A rentabilidade acumulada foi de 167,12%, superando com tranquilidade o percentual de 110,11% da taxa DI acumulada. Na mesma categoria, um bom desempenho também foi registrado pelo ****** Inversion, com acúmulo de 147,72% no período, a segunda maior rentabilidade na categoria.
Em relação à evolução dos retornos semestrais desde o início dos fundos, o ****** Inversion alcançou a primeira colocação no ranking de consistência de desempenho, com rentabilidade acumulada de 294,93%, a segunda maior entre as aplicações com histórico completo nos 19 semestres que marcaram desde o início da cotização do fundo até 30 de outubro de 2015, superando com grande margem a rentabilidade de 165,97% da taxa DI acumulada.
Na comparação com todos os fundos multimercado, as opções ****** Inversion Plus e ****** Inversion também apresentaram posições de destaque, ocupando o 4º e o 9º lugar no ranking e retorno acumulado de 73,72% e 63,15%, respectivamente. O maior retorno semestral obtido no período de cinco anos com o ****** Inversion Plus foi de 12,02%. Já o ****** Inversion teve retorno semestral de 8,11%, valores superiores à taxa DI, que foi de 6,73% no intervalo analisado.
A ****** também conseguiu um desempenho consistente entre as opções de renda fixa. No período analisado, o ****** RF Plus obteve retorno acumulado de 63,32% em cinco anos, índice superior à média obtida na análise total, que foi de 59,7%. O maior retorno semestral no período foi de 7,47%, índice também superior à média do estudo, que foi de 6%. O menor retorno obtido foi de 2,74% no prazo analisado, sinal de baixa volatilidade.
O levantamento aponta ainda que a rentabilidade acumulada de 155,54% do ****** RF Plus, de renda fixa, ante a taxa DI acumulada de 133,81% foi a segunda maior entre os fundos com histórico completo nos 17 semestres que vão desde o início da cotização até 30 de outubro de 2015, superando a rentabilidade acumulada dos quatro primeiros colocados. Vale ressaltar ainda que o fundo obteve 10 “medalhas” na categoria Ouro e uma na categoria bronze, o que demonstra a boa rentabilidade obtida no período.
“O desempenho sólido e consistente ao longo de um período marcado por diversas mudanças econômicas mostra que os produtos da ****** Investimentos são geridos por uma estratégia que tem como foco a preservação do capital dos clientes”, diz Eliseo Viciana, vice-presidente da ****** Investimentos. “Quando outros podem ficar expostos a riscos por conta das oscilações de mercado, os clientes da ****** são beneficiados por diversas estruturas de proteção que evitam a perda de rendimento”.
Fonte/Autor por: Monitor Mercantil