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Diferenças entre inovação e transformação em seguros

Constantemente, as palavras inovação e transformação são usadas como sinônimos. As duas palavras trazem pensamentos de mudanças e modernização e são vistas como resultado dos ciclos de mudanças de gerenciamento. A inovação ocorre em todo o redor, e, em termos simples, é encontrar novos jeitos para melhorar ou mudar algo que já existe para melhor. Alternativamente, transformação é o resultado da mudança de um estado para outro. Então, o dever é inovar ou transformar? Os dois? Qual a diferença?

A melhor maneira para responder isso é explorar as diferenças entre inovação e transformação em seguros e desconstruir cada uma dessas definições e exemplos. Dessa forma, é possível determinar em que ponto do ciclo de mudanças sua companhia está e o que funcionará melhor para sua organização.

O que a consultoria de estratégias voltadas ao mercado de seguros, Strategy Meets Action (SMA), encontrou a respeito de trabalhar com seguros é que inovação e transformação não são distintas, mas seus impactos em organizações são diferentes.

Inovação

Inovação é definida pela SMA como algo que foi repensado, reimaginado e reinventado nos negócios de seguros. É possível ver os resultados de inovação nos negócios dos modelos de seguros, relações com consumidores, novos produtos e serviços, e como investimentos em tecnologia são feitos. Um bom exemplo de inovação são as melhoras focadas na experiência do cliente.

Antes, consumidores tinham que lidar com papeladas e telefonemas entre agentes, mas a inovação fez desse tipo de interação uma memória remota. Hoje, chat, aplicativos, portais, celulares e outras plataformas começaram a criar uma experiência de consumo inovadora. Isso é, diferente e (indiscutivelmente) melhor. De maneira similar, na área de análise de dados, a inovação aparece nas maneiras como o uso e aplicação de dados tem mudado a maneira como seguradores operam, os preços de apólices, a maneira de lidar com reclamações e competir no mercado.

A inovação faz algo que antes parecia impossível, possível. É repensar a maneira de fazer as coisas, questionar as possibilidades e transformá-las em ação.

Transformação

Transformação é a evolução ou jornada de um nível para um diferente e melhor estado. A consultoria descreve isso como modernização e otimização. Como a inovação, transformações produzem um estado melhorado das coisas, mas pode ser medida também pelo caminho tomado e os resultados desse processo. A jornada da transformação é um processo tangível, estruturado, algo construído para um sucesso futuro mesmo que o projeto falhe ou tome uma forma diferente.

A transformação pode ser vista em substituições de sistemas centrais, quando existe o deslocamento de subscrição, faturamento e sinistros para um melhor processo tecnológico. Transformações são evoluções e ocorrem durante um período de tempo. Transformar sistemas e processos é uma modernização necessária.

A SMA tem coletado dados de seguradores e analisado como eles autoidentificam seu foco nas mudanças do ciclo de gerenciamento da companhia. Uma pesquisa recente revela que aproximadamente 13% dos seguradores estão inovando, enquanto 45% são identificados como transformadores. Essa é uma diferença considerável.

Com isso, a consultoria prevê ainda que a porcentagem de inovação e transformação entre seguradores continuará a crescer conforme influências internas e externas trouxerem pressão a essas necessidades. Pois a maioria dos seguradores precisa das duas!

Fonte/Autor por:  Revista Apólice