Um ambiente de trabalho com clima pesado e negatividade pairando pelo ar é o pesadelo de qualquer empregado em qualquer empresa. Os malefícios deste cenário incluem a queda de produtividade, a insatisfação geral e uma alta rotatividade de funcionários, podendo chegar até a depressão. Para se prevenir deste mal, a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) realizou uma pesquisa entre algumas empresas e descobriu que o melhor caminho é manter o ambiente aberto ao bom humor.
“É preciso, antes de tudo, saber que o local de trabalho é um lugar sério, mas isso não impede que haja leveza e diversão e que os funcionários interajam sem medo de represálias”, explica Sullivan França, presidente da SLAC. “A importância de sorrir ou de reagir a um comentário engraçado é essencial para prevenir malefícios da pressão diária”, acredita o profissional após passar algumas semanas ministrando aulas de Coach em algumas empresas.
Especialista em comportamento humano, França afirma, contudo, que o funcionário deve saber o momento de fazer uma piada e o de deixar que a tensão se mantenha. “Às vezes não é possível dissipar o clima tenso de uma demissão, por exemplo. É importante que saibamos viver com isso. Significa que amadurecemos a ponto de saber que é necessário enfrentar o dia a dia”.
Mas é importante lembrar que, se a empresa não deve reprimir o bom-humor, os próprios funcionários não o façam. “É um processo que começa de dentro e vai para fora. O funcionário precisa saber o momento que a piada pode ser feita, e cabe ao colega embarcar ou não na brincadeira, entendendo-a mais como uma lufada de ar fresco do que como uma falta de comprometimento com o trabalho”, finaliza Sullivan.
Fonte/Autor por: Linhas Comunicação