×

Riscos digitais geram oportunidades para venda de seguros

Seu celular tem senha de bloqueio? Seu sinal de internet está protegido? Sabia que se alguém fizer mau uso do seu aparelho de celular ou do seu sinal de internet você é responsabilizado?

Esses foram apenas alguns dos temas apresentados pela advogada Patrícia Peck Pinheiro, uma das maiores autoridades em riscos digitais no Brasil. Ela mostrou que no ambiente digital há muitos riscos e também a necessidade urgente de conscientização dos usuários. Há riscos para pessoas físicas e jurídicas. “Empresas ficam expostas se uma informação é enviada a uma pessoa errada, por exemplo”, destacou.

Se o avanço da era digital proporcionou às empresas múltiplas e eficientes ferramentas de interação com outras organizações e clientes, também colocou em risco a confidencialidade, integridade ou disponibilidade de dados ou sistemas.

A diretora da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros (APTS), a advogada Maria Amélia Saraiva, titular da Saraiva Advogados Associados, defende que a expansão das ameaças cibernéticas deve receber mais atenção do setor de seguros. Ela lembrou que o Brasil é o terceiro país com maior número de ataques, atrás dos Estados Unidos e China.

Patrícia Peck fez uma palestra abrangente e apresentou questões que muitas vezes não nos damos conta no nosso dia a dia. Exemplificou a questão do celular na mão de crianças. “Celular é brinquedo?”, questionou. “Se uma criança tem um celular e faz coisas, mesmo sem querer, compra, usa aplicativos de maneira incorreta, o adulto é que responde. Eis aí uma oportunidade de proteção”, disse.

Ela afirmou que a tecnologia virou uma grande oportunidade para o mercado de seguros, mas que o segmento talvez ainda não esteja atento a essa inovação na oferta de produtos. “Ética e segurança deveríamos buscar permanentemente”, frisou.

A advogada destacou ainda que há um comportamento de insegurança no Brasil. Para ela há uma mudança cultural em curso proporcionada pela vida digital.

 

Fonte/Autor por:  CQCS