×

Presidente do CNSeg acredita que setor deve crescer entre 9% e 10% em 2016

Marcio Coriolano falou sobre setor durante Almoço do Mercado Segurador

Mesmo com a crise econômica e política que vem abalando o país desde o ano anterior, o setor de seguros deve apresentar desempenho positivo em 2016. Durante o Almoço do Mercado Segurador, promovido pelo Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS), o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Marcio Coriolano, afirmou que o crescimento esperado para 2016 deve ficar entre 9% e 10%. “Neste momento de fragilidade do consumidor, que as pessoas tem menos dinheiro disponível para fazer aplicações, a figura do corretor é fundamental para entender suas necessidades e oferecer o melhor serviço”, afirmou.

Em 2015, o mercado teve crescimento de 11%. “O mercado vai bem quando a economia vai bem e sofre quando o mercado cai, mas com um certo atraso, pois é um setor muito resiliente”, apontou Coriolano. Ele aposta que a saúde suplementar deve seguir tendo um desempenho positivo neste ano. Mesmo com as previsões pessimistas para os diversos setores da economia, Coriolano acredita que nestes momentos surgem oportunidades.

Entre os desafios para este ano, o presidente do CNSeg aponta para a ampliação dos canais de acesso ao consumidor, estabilidade regulatória, regulação contracíclica, redução dos custos de observância e comunicação e educação em seguros. “A nossa imagem junto ao grande público não é boa. Eles precisam nos ver como um instrumento de preservação do patrimônio e mitigação dos efeitos da perda de renda”, destacou. Para evidenciar a importância do setor junto ao poder público, estão sendo feitos encontros com o Ministério da Fazenda para aumentar a interlocução entre as partes.

Na abertura do almoço, o atual presidente interino do Sindseg, Alberto Muller, afirmou que foram quatro meses de muitas atividades a fim de mostrar para a sociedade a importância do setor, especialmente em situações como o temporal do dia 29 de janeiro. “Tivemos mais de R$ 20 em indenizações pagos por conta desta ocorrência”, afirmou Muller.

 

Sobre o Sindseg-RS – Com uma história de 120 anos, o Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg-RS) coordena ações políticas e institucionais, para o aperfeiçoamento e o crescimento da indústria de seguro no Rio Grande do Sul. O Sindicato é reconhecido pelo Estado como representante da categoria econômica, e tem por finalidade: o estudo, a defesa e a coordenação das atividades de empresas seguradoras, visando ao fortalecimento do seguro, cujo desempenho contribui para restaurar patrimônio, mobilizar recursos para desenvolver a economia do país e combater o desemprego. Atualmente, estão filiadas 32 empresas, sendo que 30 operam em seguro privado, vida, saúde e previdência e 2 operam em capitalização.

 

Fonte/Autor por:  Enfato Multicomunicação | Assessoria de imprensa do Sindseg-RS