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Demanda por profissionais que entendem de análises estatísticas cresce no Brasil e no mundo

A demanda do mercado por profissionais com conhecimentos técnicos, tecnologias e metodologias de análise de dados está cada vez mais alta. Isso foi comprovado no ranking do LikedIn, recentemente divulgado, e tendo como competência mais procuradas por recrutadores no Brasil e no mundo. O 1º lugar da lista ficou com análise estatística e mineração de dados, que aparece em 2º lugar no ranking global e é a única competência entre as quatro principais de todos os países estudados.

Josias Oliveira, CEO da StatSoft South America, braço de analytics da Dell na América do Sul que executa estas aplicações e oferece cursos nestas áreas, explica o porquê desta alta demanda de profissionais. “No passado, as informações não chegavam em volume tão grande e na velocidade como chegam nos dias de hoje, sem falar na variedade nas empresas. Portanto, de certa forma, alguém mais visionário conseguia deduzir uma resposta assertiva que decidia uma ação estratégica do negócio”, explica.

De acordo com Oliveira, tomar decisões baseadas em feeling é algo praticamente impossível nos dias de hoje. “As empresas precisam mergulhar no conhecimento de negócio, até mesmo historicamente, avaliando imensos bancos de dados de 3, 5 ou 10 anos para tentar descobrir padrões valiosos que não se observava antes”. Esse trabalho árduo, investigativo e, porque não dizer, científico, requer competências com origem na matemática, estatística e computação.

Portanto, aponta o CEO, eis o motivo de uma busca tão gritante por esses profissionais no mercado. “Sem eles, não há como decidir com precisão, não há como avançar o crescimento com risco controlado e não é possível sobreviver ao próximo nível de uso da tecnologia”.

Para suprir essa demanda, a StatSoft criou uma estrutura com dinâmicas diferentes, baseada em treinamentos online que focam a parte técnica (análise de componentes principais, planejamento de experimentos, análise descritiva e outros); treinamentos presenciais, com foco na metodologia que reúne diversas técnicas para solucionar um problema (modelagem de fraude no e-commerce, otimização de processos multivariados, perfis de sentimentos em dados não-estruturados e outros); e formação analítica, cujo objetivo é desenvolver competências analíticas amplas e com bom nível de profundidade. É o caso do curso de Big Data Analytics, ministrado em parceria com a Unicamp, e com a primeira turma já formada.

O executivo reforça que cada treinamento tem um fim específico e pode ter um tempo de duração que varia de acordo com a complexidade. No entanto, os cursos online têm, em média, duração de cinco horas para cada módulo e são muitos. Já os cursos presenciais, variam de 32 horas a 72 horas. Já o curso de pós-graduação da Unicamp em parceria com a StatSoft tem 10 meses de duração e os profissionais saem graduados com uma Certificação da Unicamp e da StatSoft. Para mais informações, acesse o site www.statsoft.com.br.

Fonte/Autor por:  Thais Moreira